Notas de plenário II

por Assessoria Comunicação publicado 07/11/2012 19h20, última modificação 09/09/2021 10h06
Copa I
A assinatura de um decreto pelo prefeito Luciano Ducci, no final do mês de outubro, que libera mais R$ 60 milhões para as obras de conclusão da Arena da Baixada, estádio que receberá jogos da Copa do Mundo 2014, foi comentada pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) na sessão desta quarta-feira (7). (Foto 1)

Copa II
Na opinião do parlamentar, que é presidente da Comissão de Urbanismo da Câmara, a atitude do prefeito “não é conveniente”, considerando que, recentemente, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) decidiu que o instrumento do potencial construtivo deve ser considerado recurso público.

Copa III
Braga Côrtes lembrou que, quando foi aprovada a lei que permitia os repasses, não havia o entendimento de que se tratava de recurso público. Agora, ele questiona se verbas públicas podem ser investidas em locais particulares, como é o caso do estádio. “A minha pergunta é se está valendo uma nova regra. Se houver concordância do Ministério Público e o aval do TCE, como órgão fiscalizador, não vejo problema. Contudo, se o procedimento for considerado ilegal, a Câmara terá que tomar providências”, alertou.  

Orçamento I
Bertila Boscardim e Paulo Cezar Pereira, proprietários do imóvel conhecido como Casa dos Gerâneos, estiveram no plenário para sensibilizar os vereadores sobre a necessidade de incluir no orçamento do município recursos para a realização de obras que evitem alagamentos na região. Segundo os proprietários, que entregaram carta com reivindicações aos parlamentares, a construção fica próxima da junção dos Rios Uvú e Cascatinha e tem sido assolada por constantes alagamentos.

Orçamento II

No documento, com fotos do local, os proprietários acrescentam que a Casa dos Gerâneos é um marco da colonização italiana em Curitiba e já se transformou em um destino turístico. Os vereadores João Luiz Cordeiro (PSDB), presidente da Câmara, Professora Josete (PT), Aldemir Manfron (PP) e Jairo Marcelino (PSD) recepcionaram os visitantes. (Fotos 2 e 3)

Pesar
O vereador Roberto Hinça (PSD) lamentou em plenário o falecimento do general Italo Conti, aos 96 anos de idade. Segundo Hinça, Conti foi membro da Força Expedicionária Brasileira e teve intensa atuação política no Paraná. “Ele foi secretário de Segurança Pública do estado na década de 1960 e deputado federal pelo PDS, além de ter ajudado a fundar o Círculo Militar do Paraná”, relembrou.