Notas de plenário II

por Assessoria Comunicação publicado 29/10/2012 19h10, última modificação 03/09/2021 10h41
Motoristas I
O projeto de lei do vereador Denilson Pires (DEM) que acaba com a dupla função dos motoristas de micro-ônibus de Curitiba, obrigados a dirigir o veículo e também cobrar as passagens, foi aprovado em redação final na sessão desta segunda-feira (29). A terceira votação foi necessária porque o texto sofreu alterações no segundo turno, quando foi acatada uma emenda do vereador Juliano Borghetti (PP), que aumentou para 120 dias o prazo que as empresas concessionárias terão para se adaptar à nova regra.

Motoristas II
Conforme o texto aprovado, a fiscalização seria responsabilidade do Poder Executivo, que poderá aplicar penalidades que variam de advertência, multa de até R$ 10 mil e até mesmo cassação da concessão da empresa. A matéria segue agora para sanção do prefeito Luciano Ducci.

Acessibilidade I
Também de autoria de Denilson Pires, foi aprovada em segundo turno a proposição que cria novas regras de acessibilidade para a realização de eventos em Curitiba (29). A proposta estabelece medidas como a oferta de banheiros químicos adaptados e a instalação de rampas ou elevadores de acesso nos camarotes e palcos. Segundo o autor, as medidas servirão para garantir o direito de ir e vir de pessoas com deficiência em atividades como shows e peças de teatro.
 
Acessibilidade II
No entanto, ressalta o parlamentar, o regulamento não seria aplicado a locais que já possuem estes mecanismos de acesso, desde que eles tenham sido construídos de maneira definitiva. O texto segue agora para análise do prefeito e, caso seja sancionado, terá sua aplicação 60 dias após a data de sua publicação oficial.

Eleitos I
O presidente do Partido da Mobilização Nacional (PMN) e também vereador eleito, Chico do Uberaba, utilizou a tribuna para fazer um balanço do resultado de sua sigla nas eleições municipais e anunciar como pretende atuar no Legislativo da capital. “Venho para somar com os parlamentares que aqui estão e contribuir para o crescimento da cidade, pois teremos a Copa do Mundo e outros eventos importantes. É necessário que tenhamos discernimento para discutir cada um dos projetos que passarem por esta Casa”, afirmou. (Foto 1)

Eleitos II
Também compareceram à sessão os vereadores eleitos Cacá Pereira, José Carlos Chicarelli, ambos do PSDC, e Pier Petruzziello (PTB). (Fotos 2 e 3)

Eleições
O resultado conquistado nas eleições municipais pelo Partido dos Trabalhadores (PT) foi destacado pelos vereadores Pedro Paulo e Professora Josete, membros da sigla. Segundo os parlamentares, o PT conquistou 635 prefeituras no país, somando cerca de 22 milhões de votos em todo o território nacional. A vitória do petista Fernando Haddad, eleito prefeito na cidade de São Paulo, foi considerada simbólica, pois representaria a superação de preconceitos que ainda existem contra a agremiação.