Notas de plenário II

por Assessoria Comunicação publicado 02/10/2012 15h30, última modificação 03/09/2021 10h22
Sustentabilidade I
Integrantes do Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná estiveram na sessão desta terça-feira (2), para pedir a adesão dos parlamentares à Carta Compromisso proposta pela organização.

Sustentabilidade II
Resultado da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Unced Rio 92), a Agenda 21 Global nasceu de exaustivas discussões entre representantes de centenas de países, sendo um documento diplomático de consensos e propostas.

Sustentabilidade III
Conforme informado em plenário, o documento é um instrumento de planejamento e deve ser utilizado como ferramenta para a construção de sociedades sustentáveis, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. O teor da carta pode ser consultado no sítio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (www.meioambiente.pr.gov.br).

Resíduos
A questão da destinação dos resíduos sólidos da capital paranaense foi abordada em fala na tribuna, com a reivindicação para incremento na política pública do setor. Também foi solicitada maior atuação da Comissão do Lixo da Câmara Municipal e feito alerta para os 50% de lixo jogados em aterro sanitário, assim como a insuficiente capacidade da usina de Campo Magro.

Deficientes I
Foi feito registro em plenário sobre a peça “Ex Turvo COM/SENsibilidade”, apresentada pelo grupo de teatro Luz, da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi - Guarapuava) no último final de semana, no Museu Oscar Niemeyer. A Casa pretende sugerir votos de louvor pela iniciativa, conforme solicitação em plenário.

Deficientes II
O grupo recebeu a maior pontuação do Sul do Brasil no Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011, promovido pelo Ministério da Cultura, na categoria Expressão Artística. Agora, busca o reconhecimento do público da capital do estado, se apresentando em um dos grandes palcos culturais da cidade, em múltiplas sessões.

Deficientes III
O trabalho da coordenadora do grupo e do espetáculo, Eglecy Lippmann, também foi ressaltado pelos vereadores. A peça é uma adaptação do romance "Estorvo", de Chico Buarque de Hollanda, e conta com oito atores deficientes visuais, que representam o mesmo personagem. Na peça, os espectadores são vendados para estimular a sua percepção tátil, olfativa e gustativa.

Emendas
As áreas de cultura e esporte, mencionadas em pronunciamento na tribuna durante a sessão desta terça-feira, "ainda precisam de maiores investimentos para incrementar atividades e novos espaços para contemplar as demandas sociais".

Informações
Sobre pedidos de informações encaminhados pelo Legislativo aos diversos órgãos da administração pública depois de aprovados em plenário, foi feito registro de insatisfação quanto às respostas, que não corresponderiam totalmente a medidas de transparência que vêm sendo adotadas no país, como a Lei de Acesso à Informação.

Pesar I
Foi registrado em plenário o falecimento de Dom Antônio Maria Mucciolo, aos 89 anos. Arcebispo Emérito da cidade de Botucatu (SP), Mucciolo foi um dos fundadores da Rede Vida, primeiro canal de televisão católico do Brasil.

Pesar II
O falecimento de Frei Ovídio Zanini, no último domingo (30), aos 77 anos, também foi lamentado pelos vereadores. O religioso, que trabalhava na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, ficou conhecido por desenvolver um trabalho de aconselhamento e de libertação de problemas emocionais.