Notas de plenário II

por Assessoria Comunicação publicado 17/09/2012 17h00, última modificação 03/09/2021 09h22
UPS I
Ao comentar a instalação de mais uma Unidade Paraná Seguro (UPS) em Curitiba, na Cidade Industrial, a presidência da Comissão Especial de Direitos Humanos da Câmara de Curitiba informou, na sessão desta segunda-feira (17), ter recebido diversas reclamações e denúncias quanto ao comportamento de policiais envolvidos nestas ações.

UPS II
A Comissão esclarece que deseja colaborar com o projeto das UPS, que considera positivo, mas diz não concordar com procedimentos que caracterizam abuso de poder e truculência policial. Para coibir os desvios de conduta e, desta forma, melhorar o serviço prestado, o grupo pretende discutir a atuação das forças de segurança com representantes das comunidades atingidas.

UPS III
Também houve registro em plenário sobre a insatisfação da população com o atendimento dos policiais que trabalham nas UPS. De acordo com a parlamentar que utilizou a tribuna, a prefeitura, que é parceira no projeto, deveria atuar na prevenção da violência, mas não há recursos no orçamento suficientes para isso. Ela defendeu que os vereadores discutam a situação da segurança pública no município e intervenham no orçamento do ano que vem, destinando verbas para a área.

Procon I
A notícia veiculada pela imprensa, de que Curitiba terá um Procon municipal, foi comentada em plenário. Segundo considerações feitas na tribuna, a prefeitura já deveria ter criado um órgão de defesa do consumidor há muitos anos, como já fizeram várias cidades da região metropolitana da capital. Foi acrescentado que o Legislativo já havia enviado sugestão ao prefeito, para que a criação do órgão fosse agilizada.

Procon II
De acordo com as colocações, problemas que aconteceram no último final de semana, quando os telefones celulares deixaram de funcionar por algumas horas, poderiam ser mais facilmente resolvidos com o auxílio de um Procon municipal.

Potencial I
Outra notícia veiculada pela imprensa, de que o potencial construtivo a ser liberado para o Clube Atlético Paranaense concluir as obras no estádio Joaquim Américo deve ser entendido como dinheiro público, conforme estudo do Tribunal de Contas do Paraná, também foi comentada em plenário.

Potencial II
Segundo as afirmações sobre o assunto, o pleno do tribunal ainda vai tomar uma decisão final sobre a questão, mas é importante que a Casa fique atenta, pois a resposta sobre a natureza do recurso foi a condição acordada entre os vereadores para que a matéria fosse votada em plenário.

Pesar

O falecimento do funcionário aposentado Newton Sérgio Ribeiro Grein, ex-secretário de Estado da Criança e Juventude e também ex-secretário do Trabalho, foi lamentado pelos vereadores em plenário. De acordo com o registro, o corpo estava sendo velado no Cemitério Municipal de Curitiba e o sepultamento seria realizado nesta segunda-feira (17), às 16h, no mesmo local. Os parlamentares adiantaram que pretendem fazer uma justa homenagem em agradecimento à contribuição de Grein para o desenvolvimento do estado.

Segurança
O Comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Luiz Bondaruk, foi parabenizado, em plenário, por sua atuação à frente da corporação. A Operação Paraná Seguro, de iniciativa do governo do Estado e que atua em pontos estratégicos da cidade, também recebeu destaque durante a sessão.