Notas de plenário II

por Assessoria Comunicação publicado 10/09/2012 17h40, última modificação 03/09/2021 08h51
Participação I
Alunos do sétimo ano do Colégio Bom Jesus Água Verde acompanharam a sessão desta segunda-feira (10), na Câmara de Curitiba. Os estudantes, que têm idade média de 12 anos, estavam acompanhados dos professores Guiomar Garrett, Fábio Cruz e  Daniele Gonçalves, responsáveis pelas disciplinas de história, ensino religioso e português, respectivamente.

Participação II
De acordo com os docentes, as visitas fazem parte de um programa da escola, que busca trazer aos alunos experiências práticas sobre conceitos como democracia, cidadania e o papel do cidadão. Eles explicam que os alunos já vêm ao plenário instruídos sobre o conceito de divisão de poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), mas apresentam dúvidas sobre como funciona o processo de criação das leis, que são esclarecidas no contato direto com os vereadores.

Pesar I
O falecimento do ex-prefeito de Curitiba e ex-ministro da Agricultura Ivo Arzua Pereira, ocorrido no último domingo (9), foi lamentado pelos vereadores durante a sessão plenária. O ex-prefeito, que também era engenheiro civil e administrador, tinha 87 anos e sofreu um infarte fulminante em casa. Arzua assumiu a prefeitura da capital entre 1962 e 1967 e o Ministério da Agricultura entre março de 1967 e outubro de 1969.

Pesar II
De acordo com os vereadores, o ex-prefeito foi o responsável pela criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e por um novo plano de urbanismo da capital. A trajetória de Arzua deverá ser reconhecida pelo Legislativo Municipal por proposição de todo colegiado. Entre as sugestões está a nomeação de escola pública ou do terminal ferroviário que está passando por transformações estruturais.

Pesar III
A perda do empresário Daniel Kusma, proprietário do supermercado Kusma, também foi registrada pelos parlamentares durante a sessão plenária. Em memória dele e de Arzua, a Casa fez um minuto de silêncio.