Notas de plenário II

por Assessoria Comunicação publicado 06/08/2012 19h20, última modificação 03/09/2021 08h21

Apoio
Na sessão plenária desta segunda-feira (6), foram recolhidas assinaturas para uma moção de apoio à permanência, em Curitiba, das Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais do Paraná. O documento será apreciado pelos vereadores na sessão de terça-feira (7).  

Debate
O curso de Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi elogiado em plenário por ter realizado debate com vereadores e entidades da sociedade civil. A iniciativa teve por objetivo a elaboração de propostas para a criação de uma política de defesa dos animais.

Destaque
A ex-senadora Marina Silva foi parabenizada por ter sido escolhida  para carregar a bandeira com os anéis olímpicos, ao lado de outras sete personalidades mundiais, na cerimônia de abertura dos jogos. O registro foi feito após menção aos seis anos de vigência da Lei Maria da Penha, “que possibilitou grande avanço na qualidade de vida das mulheres brasileiras”.

Descontentamento I
A divulgação da notícia de que o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego estão investigando a atuação das crianças no coral natalino mantido pelo banco HSBC, que se apresenta anualmente no Palácio Avenida, foi lamentada em plenário. A tradicional atração foi classificada como atrativo turístico para Curitiba.

Descontentamento II
Outro fato comentado foi a aprovação do auxílio alimentação aos juízes do Paraná. A medida foi considerada inapropriada, sobretudo considerada a comparação entre a média salarial brasileira e os vencimentos dos juízes.

Contaminação

Políticas públicas para prevenção de doenças laborais foram defendias durante a sessão. O tema foi abordado em razão de nota divulgada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc), no final de julho. De acordo com o Sismuc, há suspeitas que servidores do Museu de História Natural teriam o seu ambiente de trabalho contaminado. O tema deve ser retomado e melhor debatido pelos vereadores. A ideia é verificar a informação e garantir que nenhum servidor seja prejudicado.

Comemoração
A Polícia Militar do Paraná, criada em 10 de agosto de 1854, comemora 158 anos. O comunicado  foi registrado quando os parlamentares destacaram as festividades alusivas à data. Atualmente, há cerca de 20 mil policiais militares em atividade, englobando Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária, e aproximadamente 90 mil, entre ativos e inativos. A corporação realizará durante todo o mês de agosto diversos eventos em todo o estado, destinados aos seus integrantes e à comunidade, como bailes, desfiles, palestras e espetáculos, entre outros.