Notas de plenário II

por Assessoria Comunicação publicado 12/06/2012 19h40, última modificação 02/09/2021 10h06
Requerimento I
Foi aprovado, na sessão plenária desta terça-feira (12), requerimento do vereador Tico Kuzma (PSB), que inseriu nos anais da Casa editorial publicado no dia 29 de maio no jornal Gazeta do Povo, com o título Pressão Indevida. De acordo com Kuzma, o texto analisa matéria publicada na revista Veja, que mostrou que o ex-presidente Lula esteve reunido com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ocasião em que teria defendido o adiamento, para depois das eleições municipais, do julgamento do episódio conhecido como mensalão.

Requerimento II

A vereadora Julieta Reis (DEM) também se posicionou contrariamente ao comportamento do ex-presidente Lula. Ela citou matérias veiculadas na imprensa, onde o ex-ministro José Dirceu convoca os estudantes para irem às ruas garantir a lisura do processo de julgamento do mensalão, e disse considerar a postura de Dirceu equivocada.  

Requerimento III
Já o vereador Pedro Paulo, líder do PT, declarou que ninguém deve se precipitar a respeito de matérias publicadas na imprensa. “Não podemos condenar ninguém antecipadamente. Precisamos garantir o direito à ampla defesa”, destacou. O parlamentar assegurou que defende a liberdade de expressão, desde que dentro dos parâmetros da democracia.

Declaração I

O líder do PSDB, Emerson Prado, também utilizou a tribuna para comentar publicações da imprensa. O parlamentar lamentou fala atribuída ao ex-presidente Lula, que teria afirmado que não permitiria que um tucano voltasse ao poder. Prado acredita que Lula quer perpetuar-se no poder, mas prometeu que seu partido vai combater qualquer postura que busque afrontar a independência das instituições.

Declaração II
A vereadora Professora Josete (PT) disse ser favorável à livre manifestação de todos os tipo de pensamento. Para ela, os governos de seu partido são democráticos e têm aberto espaço à participação popular, por meio do debate na formulação de políticas públicas. “A democracia não se limita ao voto. Temos que garantir o acesso de todos aos mais diversos pontos de vista”, reforçou.

Dia Mundial
O vereador Pedro Paulo lembrou que neste 12 de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Na opinião dele, o Legislativo deve se posicionar ao lado dos que lutam pelo fim desta prática. “O trabalho na infância traz consequências negativas para as crianças e para o país como um todo”, analisou.