Notas de plenário II

por Assessoria Comunicação publicado 06/06/2012 20h25, última modificação 02/09/2021 09h51
Justificativa
O vereador Jair Cézar (PSDB) teve sua ausência justificada na sessão desta quarta-feira (6). Foi informado que estava representando a Câmara na solenidade de assinatura de convênio entre o Executivo e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a ampliação do Programa Ecocidadão, que beneficia os catadores de recicláveis de Curitiba.

Transporte
O vereador Denilson Pires (DEM) comentou sobre a inauguração do corredor expresso de Bus Rapid Transit (BRT), na cidade do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira. Denilson disse que a notícia lhe causou um misto de emoções: “a felicidade, pois o sistema que Curitiba iniciou está sendo utilizado em outras cidades, e a tristeza, ao perceber que estamos regredindo nesse ponto”.

Rejeitado
Requerimento de Moção de Repúdio à ação judicial eleitoral, proposta pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) contra o Blog Lado B, foi rejeitado na manhã desta quarta-feira (6), na Câmara de Curitiba. A autoria, que inicialmente era do vereador Pedro Paulo (PT), passou a ser de diversos vereadores. O parlamentar retirou e, em seguida, protocolou novamente com assinatura de outros vereadores. Tico Kuzma (PSB), Roberto Hinça (PSD), Emerson Prado (PSDB), Francisco Garcez (PSDB) e Denilson Pires (DEM) defenderam a derrubada, alegando ser “um requerimento oportunista, para aparecer na mídia”.

Regimento I
A terceira reunião da Comissão de Revisão do Regimento Interno da Câmara de Curitiba, realizada na última terça-feira (5), foi destacada pelo vereador Tito Zeglin (PDT), membro do grupo. Segundo Zeglin, os vereadores estão empenhados para entregar ainda esse ano todas as alterações. O parlamentar parabenizou ainda o presidente da comissão, vereador Paulo Frote (PSDB), pelo empenho na condução dos trabalhos.

Regimento II
O presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Luiz Cordeiro (PSDB), reiterou que o trabalho será finalizado ainda este ano e que trará mais transparência à Casa. Um dos principais objetivos dos encontros é adequar o procedimento do Legislativo à nova Lei Orgânica Municipal (LOM), promulgada em dezembro do ano passado após revisão dos vereadores.