Notas de plenário II

por Assessoria Comunicação publicado 04/06/2012 18h50, última modificação 02/09/2021 09h45
Requerimento I
Foi aprovado na sessão plenária desta segunda-feira (4) requerimento do vereador Emerson Prado, líder do PSDB, que incluiu nos anais da Casa matéria publicada na revista Veja, em 25 de maio, sobre polêmico encontro entre o ex-presidente Lula e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. O parlamentar fez ainda uma comparação entre os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso, dizendo que “este é uma voz ativa no país, nunca mais tendo disputado cargos políticos, e que aquele faz articulações para voltar ao poder”.

Requerimento II
Para o vereador Pedro Paulo, líder do PT, a publicação representa um grupo econômico com interesses: “não é de hoje que esta revista inventa ou distorce informações. Por esta razão, defendo um controle social sobre os meios de comunicação, desde que seja garantida a total liberdade de expressão”.

Requerimento III
Quem também fez críticas à imprensa foi a vereadora Professora Josete (PT). “Um dos maiores problemas é que alguns veículos de comunicação não ouvem todos os lados envolvidos no assunto”, opinou. A parlamentar reafirmou a necessidade do controle social, para garantir que a população possa intervir na qualidade do conteúdo produzido. Josete acrescentou que considera Lula um democrata, pois, segundo ela, o ex-presidente poderia ter conquistado o direito de exercer um terceiro mandato presidencial, mas não o fez.

Pesar
O vereador Juliano Borghetti (PP) registrou em plenário o falecimento de José de Castro Alves Ferreira, conhecido como Juquinha, ex-jogador de futebol de vários clubes de Curitiba. De acordo com o parlamentar,  o falecimento ocorreu na segunda-feira (29) e o atleta fará muita falta à cidade de Curitiba.

Defesa I
Na tribuna, Dona Lourdes (PSB) pediu mais consideração com o seu mandato parlamentar. Ela criticou o índice de transparência elaborado pelo jornal Gazeta do Povo, questionando o processo de apuração da notícia. “Completo 85 anos em dezembro e trabalho com pessoas carentes há mais de 30 anos. A nota que recebi não tem importância”. (Foto 1)

Defesa II
Dona Lourdes lembrou que possui 100% de presença em plenário, tendo participado de todas as votações realizadas nos últimos sete anos. “O que realmente importa é o carinho que recebo todos os dias das pessoas que conhecem o meu trabalho, dos excluídos que atendo diariamente no bairro Santa Quitéria”, afirmou.

PMDB I
Noemia Rocha (PMSB) lembrou em plenário que o ex-prefeito Rafael Greca será o candidato do PMDB à prefeitura de Curitiba, concorrendo o partido com uma candidatura própria. Um dos objetivos, segundo ela, é proporcionar um número maior de vereadores eleitos. Em Curitiba, são quatro pré-candidados a dirigir a cidade a partir de 2013, o atual prefeito Luciano Ducci (PSB), que tentará a reeleição, Ratinho Jr. (PSC), Rafael Greca (PMDB) e Gustavo Fruet (PDT).

PMDB II
Ao reiterar que defende candidatura própria, Noemia Rocha disse que se colocou à disposição para ser a vice de Rafael Greca. “Queremos candidatura própria, chapa pura. Inclusive sugeri meu nome para ser a vice de Greca”, frisou, na tribuna da Câmara de Curitiba. (Foto 2)

PT
O sistema eleitoral precisa ser repensado e coligações não devem ser condenadas. O posicionamento é do vereador Pedro Paulo (PT) ao se referir à união do PDT, PV e PT para pleitear a prefeitura de Curitiba. Para o parlamentar, a decisão do Partido dos Trabalhadores de apoiar o candidato Gustavo Fruet (PDT) foi acertada. (Foto 3)

PV
Paulo Salamuni (PV), seguindo o pensamento e posicionamento de Pedro Paulo (PT), disse que “é uma alegria para o partido firmar aliança com o PT e PDT. A parceria sem dúvida é muito boa”. O parlamentar ocupou a tribuna da Casa e enalteceu a trajetória política da família Fruet. “A maior obra de Mauríco Fruet foi a devolução do Palácio 29 de março, atual sede da prefeitura de Curitiba, à população”, opinou. (Foto 4)

Coligações
Mais tempo no horário eleitoral gratuito, mais chance de vitória, visibilidade ou até aumento no número de candidatos a um cargo são alguns fatores que podem explicar a escolha por determinada aliança ou coligação política para uma eleição.

PSDB
O líder do PSDB na Câmara, vereador Emerson Prado, também entrou no debate sobre a disputa pela prefeitura. Falou que, apesar de ser a favor de candidatura própria, o partido se comprometeu com Luciano Ducci. “Ducci é um grande tocador de obras”, ressaltou, acrescentando que o partido tem a pretensão de indicar o vice. Porém, ficará a critério da base aliada avaliar a melhor opção, durante a convenção do partido. (Foto 5)

Sugestão
Documento de autoria do vereador Jair Cézar (PSDB), sugerindo ao Executivo a implantação de Academia ao Ar Livre nas Unidades de Saúde onde houver espaço físico, foi aprovado, por unanimidade, durante a sessão plenária. A ideia do parlamentar é possibilitar que o servidor da Saúde, moradores da região e usuários das unidades utilizem os aparelhos, “favorecendo a melhoria da qualidade de vida, redução de estresse e, com isso, reduzindo problemas de saúde pública”. (Foto 6)