Notas de plenário II

por Assessoria Comunicação publicado 21/05/2012 19h30, última modificação 02/09/2021 08h21
Cultura I
O lançamento da primeira edição da revista Helena, editada pela Secretaria de Estado da Cultura, foi lembrado pelo vereador Serginho do Posto (PSDB), líder interino do prefeito, na sessão desta segunda-feira (21). O parlamentar solicitou que a publicação seja incluída no acervo da biblioteca da Câmara Municipal.

Cultura II
De acordo com o parlamentar, a revista traz análises críticas, resenhas, trechos literários, ensaios históricos e reportagens referentes às atividades artísticas do Paraná. O número inicial detalha a trajetória de Helena Kolody, considerada uma das principais poetas do estado, que neste ano completaria 100 anos de nascimento, e os ecos infinitos da influência grega no Paraná.

Copa I
O vereador Pedro Paulo (PT), presidente da Comissão Especial da Copa, informou sobre seminário realizado no Legislativo, na última sexta-feira (18), que discutiu questões relacionadas à implantação da rede 4G de internet rápida em Curitiba.

Copa II
O líder do PT ressaltou o anúncio, feito pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, de que até 2014 a tecnologia 4G estará disponível na cidade. Segundo o parlamentar, a criação do novo sistema trará novas demandas à Casa. “Esse debate vai trazer muito trabalho aos vereadores, pois serão necessárias adequações em leis municipais, que possibilitem o incremento desta nova rede, pois hoje há restrições ambientais à instalação das antenas”, explicou.

Direitos Humanos I
O líder da bancada de oposição, vereador Jonny Stica (PT), solicitou que, quando forem iniciados os trabalhos da Comissão Especial de Direitos Humanos da Câmara, seja acompanhado o caso ocorrido no Bar James, no começo deste mês, onde o jovem Guilherme Carvalho Koerich, de 18 anos, teria sido espancado por seguranças do estabelecimento. Devido a lesões ocorridas no incidente, que geraram um quadro infeccioso grave, o jovem teve uma das pernas amputada.

Direitos Humanos II
Para evitar o que classificou como “sensação de impunidade”, Stica pede o fechamento do bar, até que a polícia conclua a apuração dos fatos. Além disso, o parlamentar adiantou que fará uma solicitação para que o acompanhamento pelo Legislativo seja desenvolvido em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná.

Realocação I
O vereador Pedro Paulo (PT) lamentou a necessidade de retirar a residência de uma senhora de 75 anos, contra sua vontade, que morava na Rua Pedro Zagonel, na Vila Formosa. Na opinião do parlamentar, é inaceitável que a moradora seja despejada de uma área atingida pelo PAC. “Ela está na rua por não aceitar as regras estipuladas pela prefeitura e a Cohab”, afirmou em plenário.

Realocação II
Julieta Reis (DEM) disse que a Secretaria Municipal de Obras Públicas está realizando obras para garantir a segurança da população e que a senhora recebeu auxílio- moradia para deixar a área de risco. Segundo a vereadora, a edificação foi construída em cima de uma manilha e é preciso regularizar a situação na Vila Formosa para garantir segurança aos moradores da região.

Congresso I
O III Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, considerado o maior evento do gênero no país, reuniu cerca de 1,2 mil participantes de 22 estados brasileiros. Na opinião do vereador Jorge Yamawahi (PSDB), que fez comunicado em plenário, os congressistas aprofundaram o debate sobre direito eleitoral, o que considerou fundamental em um Estado Democrático de Direito.

Congresso II
Em razão da importância do congresso, Yamawaki informou que protocolou pedido de votos de louvor e aplausos ao Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), entidade organizadora do evento.