Notas de plenário II

por Assessoria Comunicação publicado 16/05/2012 15h45, última modificação 02/09/2021 08h14
Educação
O Centro Educacional Dunamys, dirigido por Jaqueline Almeida, recebeu destaque na sessão plenária desta quarta-feira (16), na Câmara de Curitiba. Por iniciativa do vereador Jair Cézar (PSDB), foi aprovado, por unanimidade, requerimento de Votos de Louvor à instituição de ensino. Na tribuna, o parlamentar explicou que a homenagem é em razão da inauguração da nova sede ensino fundamental, que aconteceu na semana passada. (Foto 1)

Copa do Mundo I
O vereador Juliano Borghetti (PP) informou em plenário que teria de se ausentar da sessão para representar a Câmara Municipal em audiência pública sobre a Copa do Mundo 2014. “A atividade será realizada na Assembleia Legislativa, para debater a questão da venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol durante o campeonato”, esclareceu.

Copa do Mundo II
O consumo de bebida alcoólica nos estádios já foi tema de discussões no Legislativo neste ano. Em abril, o plenário aprovou o adiamento da votação de projeto de lei do vereador Tico Kuzma (PSB), que previa a proibição da venda e do consumo de bebida alcoólica nos estádios de futebol, quando da realização de eventos esportivos em suas dependências, inclusive para a Copa do Mundo. As discussões foram encerradas e a proposta retorna ao plenário somente para votação. O pedido de adiamento partiu do então líder do prefeito, vereador Roberto Hinça (PSD).  

Garis
O Dia Nacional do Gari foi lembrado pela vereadora Julieta Reis (DEM). “Ao todo, na cidade, são cerca de 2.400 trabalhadores, entre coletores e garis, responsáveis por coletar cerca de duas mil toneladas de lixo e varrer uma área de quase mil quilômetros por dia. Eles merecem o nosso reconhecimento, pelo excelente trabalho que fazem”, pontuou. (Foto 2)  

LDO
O projeto de lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2013 já foi entregue ao Legislativo, anunciou em plenário o líder interino do prefeito, vereador Serginho do Posto (PSDB). O parlamentar, que também é presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, pela qual a proposição vai tramitar, destaca que a previsão orçamentária é 10,5% maior que a do ano anterior, totalizando R$ 5,6 bilhões. (Foto 3)

Homofobia I
Com a opinião de que “combater a homofobia é combater a violência”, a vereadora Professora Josete (PT) recordou que, na próxima quinta-feira (17), é o Dia Municipal de Combate à Homofobia. “Ninguém deve ser vítima de violência por causa de sua escolha, orientação ou natureza sexual. O diferente sempre existiu, e tem que ser respeitado”. Para Josete, o dia simboliza a luta contra qualquer forma de discriminação. (Foto 4)  

Homofobia II
A parlamentar acrescenta que, em razão da data, foi realizada, na última sexta-feira (11), audiência pública na Casa com o tema “Educação e inclusão são a solução para a homofobia”. “Realizamos um grande debate, inclusive com a participação de alunos de escolas públicas, pois discutir a questão abertamente é um passo importante para vencer o preconceito", defendeu.

Enfermagem
Dirceu Moreira (PDL) convidou os demais parlamentares para a sessão solene alusiva às comemorações da Semana da Enfermagem, que será realizada nesta quarta-feira (16), às 19h30, no Legislativo. A solenidade terá, entre outras atividades, homenagens com certificados a enfermeiros, por indicação dos hospitais da capital, e apresentação de quarteto musical.