Notas de plenário II

por Assessoria Comunicação publicado 25/10/2011 20h35, última modificação 12/08/2021 10h05
CMEI
Aprovado projeto de lei que denomina de Miguel Arraes o Centro Municipal de Educação Infantil do conjunto Moradias Diadema, situado na Rua Márcio José Aboniski. A iniciativa foi dos vereadores João do Suco (PSDB) e Tico Kuzma (PSB), atendendo pedido da Secretaria Municipal de Educação.

Associação
A Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual João Bettega será declarada como entidade de utilidade pública. O projeto foi aprovado por iniciativa do vereador Pedro Paulo (PT).

Cidadania
O professor e historiador Heriberto Ivan Machado vai receber a cidadania curitibana, por proposição da vereadora Dona Lourdes (PSB). Com mais de 100 obras divulgadas, o currículo do literato recebeu comentários dos vereadores tucanos Nely Almeida e Serginho do Posto, Paulo Salamuni (PV) e Denilson Pires (DEM). (Foto)

Guimarães Rosa
Conhecida como “o anjo de Hamburgo”,  Aracy de Carvalho Guimarães Rosa,  viúva do ex-cônsul adjunto da Alemanha e escritor brasileiro João Guimarães Rosa, terá seu nome eternizado num logradouro de Curitiba. A iniciativa, da vereadora Julieta Reis (DEM), foi aprovada em primeiro turno.  

24 Horas
O líder do prefeito na Casa, vereador João do Suco (PSDB), comunicou em plenário o cancelamento da inauguração da nova Rua 24 Horas. A nova data para a reabertura do logradouro ainda não foi definida, segundo o parlamentar. (Foto)

Educação
O vereador Jair Cézar (PSDB) vai representar a Câmara Municipal na reunião do Conselho Municipal de Educação, que acontece na tarde desta quarta-feira (26). No comunicado ao plenário, o parlamentar aproveitou para justificar sua ausência à sessão plenária. Na reunião, Jair Cézar vai tratar com os demais conselheiros da eleição dos diretores de escolas municipais.

ICI I
Foi indeferido, por voto de maioria, pedido de informações de diversos vereadores sobre atividades e orçamento do Instituto Curitiba de Informática (ICI).

ICI II
Conforme explicações da vereadora Julieta Reis (DEM) e do líder do prefeito na Casa, vereador João do Suco (PSDB), o  ICI é uma organização social,  introduzida na legislação brasileira em 1997,  pela medida provisória 1591 e pela lei federal 9637. Curitiba foi pioneira no país ao instituir,  por meio de lei municipal,  o Programa Municipal de Publicização. Trata-se da transferência, via contrato de gestão, para estruturas autônomas e de natureza privada a responsabilidade pela prestação dos serviços públicos considerados de natureza não estatal. Com isso, a administração municipal ganha condições para garantir à população a prestação dos serviços de atribuição constitucional.

ICI III
O Instituto Curitiba de Informática é uma  associação civil sem fins lucrativos. Sua gestão é privada, mas seu objeto é público. "Sua gestão é conduzida por uma diretoria executiva, que responde a um conselho de administração composto por representantes dos setores público e privado", de acordo com a vereadora, que fez uso da tribuna.

Registrada
Foi registrada a presença em plenário da presidente da Associação de Moradores da Região Central do Fazendinha, Luinni Forghieri. Luinni estava acompanhada da filha Louise, atriz mirim que participou da divulgação institucional de  60 anos do  Ministério do Trabalho.