Notas de plenário II

por Assessoria Comunicação publicado 26/05/2009 20h35, última modificação 24/06/2021 08h04
Epidemia
A possibilidade de haver algum caso de gripe suína em Curitiba foi levantado pela vereadora Julieta Reis (DEM).

Sindicância
O processo de sindicância envolvendo três servidores da SMS foi questionado pela Professora Josete (PT). O desvio de verba foi divulgado pela prefeitura assim que a pasta tomou conhecimento. Luis Miguel Gutierrez, presidente da comissão de inquérito, esclareceu que no máximo em dois meses será concluído o processo. O trâmite, segundo ele, é rápido por se tratar de processo disciplinar e não civil ou penal.  

Serviços
Respondendo ao vereador Roberto Aciolli (PV) com relação às filas nos postos de saúde e consultas especializadas, a representante da SMS afirmou que, além de haver a possibilidade de agendar consultas, o serviço aumentou relativamente no último trimestre. A ideia, na sequência, é realizar mutirões para atender a demanda.

Questionamento
Ao destacar  avanços na saúde em nível nacional com a criação do SUS, Pedro Paulo (PT) atribuiu a conquista ao controle social. O parlamentar questionou se há controle social em Curitiba por meio dos Conselhos e sobre a atuação dos agentes comunitários da saúde.

Agentes    
Ampliação, regulamentação e remuneração para agentes comunitários foram defendidos por Pedro Paulo, que indagou se há previsão de melhorias à categoria. Conforme a representante da SMS, a ideia é realizar processo seletivo para contratar novos agentes comunitários ainda neste ano.

Destaque
Mais de 60% dos curitibanos confiam na prefeitura. O dado foi apresentado pelo vereador Omar Sabbag Filho (PSDB), que colocou em pauta a relação dos serviços de emergência prestados pelo Siate e Samu. Sugeriu a padronização para simplificar o atendimento.