Notas de Plenário I - Sessão ordinária de 9 de fevereiro

por Assessoria Comunicação publicado 09/02/2015 11h15, última modificação 29/09/2021 07h58

FEC I
Toninho da Farmácia (PP) criticou a proposta, debatida na semana passada, de destinar o Fundo Especial da Câmara (FEC) para o subsídio do transporte coletivo (leia mais). Para ele, “alguns querem fazer média”. “Não fui eleito para contar mentiras e me promover nas costas dos meus 37 colegas”, disse Toninho, que defendeu que o repasse de R$ 11 milhões à Secretaria Municipal da Saúde, em dezembro do ano passado, foi uma decisão colegiada (leia mais). “Enquanto alguns se preocupam em se promover, eu me preocupo com a situação da população da CIC, que na última quinta-feira ficou em situação de alerta pela chuva forte”, completou. (Foto 1)

FEC II
Toninho cobrou a realização de obras no Rio Barigui, para evitar enchentes na região. Segundo ele, não foi retirada a curva na altura da ponte da Rodovia do Xisto, que havia sido prometida pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP). “Venho batendo aqui (nessa questão) há mais de um ano. Para onde foi o dinheiro do PAC? Alguém tem que explicar. O prefeito já autorizou”, declarou. “Nos ajudem a trazer mais dignidade ao povo”, disse.

Circulação de trens
Devido ao descarrilamento de um trem ontem, no Umbará, Cristiano Santos (PV) retomou as críticas à circulação de trens no perímetro urbano. “Além de travarem o desenvolvimento de vários bairros, as linhas férreas colocam em risco a segurança das famílias”, apontou. O segundo vice-presidente da Casa disse ter apresentado uma sugestão sobre o tema ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), no passado, e pediu atenção do Executivo municipal. “Vamos esperar um acidente com vítimas fatais? Passou na hora de resolvermos a questão”, complementou. (Foto 2)

Pesar
O primeiro vice-presidente do Legislativo, Felipe Braga Côrtes (PSDB), lamentou o falecimento, ontem, de Luiz Alberto Fontana. Ele era comerciante e piloto de arrancada.

Executiva PRB
Valdemir Soares (PRB) destacou a posse, na última sexta-feira (6), da Executiva estadual de seu partido. O presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, passou a vice-presidência ao vereador, enquanto a presidência foi assumida pelo militante Fábio Santos. Ele disse que a meta é a articulação política em todos os municípios paranaenses, para triplicar o número de prefeitos e vereadores. “Quero agradecer o espaço que o Partido Republicano Brasileiro tem alcançado pela votação popular”, registrou. (Foto 3)

Recursos hídricos
Pier Petruzziello (PTB) quer saber da Companhia de Saneamento do Paraná quais bairros de Curitiba, apesar de a cidade ter mananciais para abastecê-la, sofrem com falta ocasional de água decorrente de “falha de distribuição”. No requerimento 074.00003.2015, o vereador também pede detalhes do Plano de Recursos Hídridos da cidade. Em outro pedido de informação, questiona o Executivo sobre servidor do órgão (062.00032.2015).

Alagamentos I
O vereador Bruno Pessuti (PSC) encaminhou à Prefeitura de Curitiba um pedido de informações solicitando explicação técnica para o alagamento na região do Hugo Lange, Alto da XV e Cristo Rei semana passada, após forte chuva. No requerimento 062.00050.2015, o parlamentar cita especialmente as ruas Camões e Schiller.

Alagamentos II
O vereador Mauro Ignácio (PSB) solicita explicação do Executivo sobre “alagamentos constantes” na rua Padre Paulo Warckoz, no CIC (062.00038.2015), e obras em galerias pluviais nas ruas Francisco Boscardin e Flávio de Andrade (062.00047.2015 e 062.00048.2015, respectivamente). Ignácio pergunta quando as obras começarão e o prazo para concluí-las.

Retirada
A vereadora Julieta Reis (DEM) pediu a retirada de tramitação do projeto 005.00082.2013, de sua autoria, que criava em Curitiba um Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental. Recentemente começou a tramitar no Legislativo matéria semelhante, do Executivo (leia mais).