Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 7 de abril

por Assessoria Comunicação publicado 07/04/2014 13h00, última modificação 23/09/2021 08h44

Dia Mundial da Saúde I
Para falar sobre o Dia Mundial da Saúde, celebrado neste dia 7 de abril, a presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Saúde da Câmara, vereadora Noemia Rocha (PMDB), usou a tribuna durante o pequeno expediente, nesta desta segunda-feira. Noemia chamou a atenção dos vereadores sobre os objetivos da Organização da Saúde (OMS), quando da criação da data, em 1948.

Dia Mundial da Saúde II
Entre os objetivos da OMS estão a conscientização sobre a importância da saúde no dia a dia, além dos cuidados pessoas, como a boa alimentação, exercícios físicos e prevenção de doenças. A Comissão de Saúde é composta por Noêmia, Chicarelli (PSDC), Colpani (PSB), Mestre Pop (PSC) e Paulo Rink (PPS). (Foto 1)

Dia do Jornalista
Noemia Rocha também fez uma saudação em homenagem ao Dia do Jornalista, celebrado neste 7 de abril. Além dos profissionais de imprensa que trabalham no Legislativo, foram citados os vereadores Cristiano Santos (PV), Jorge Bernardi (PDT) e Tito Zeglin (PDT), pelo trabalho realizado em meios de comunicação.

Falecimento
O vereador Tico Kuzma (PROS) lamentou o falecimento do empresário Wagy Wassouf, conhecido como “Wagy da Aliança”. O passamento foi na manhã do último sábado (5), em Curitiba. Wassouf era proprietário da rede “Aliança Móveis”, com sede no bairro Novo Mundo.

Visita de alunos
A presença de alunos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Vila Verde, no plenário da Câmara, nesta segunda-feira, foi anunciada pelo vereador Toninho da Farmácia (PP). “É uma honra ser recebido pelos alunos do bairro para falar sobre política. É uma necessidade termos jovens conscientes, já que serão nossos representantes no amanhã. É assim que se forma uma comunidade politizada”, disse o vereador. (Foto 2)

Segurança pública
Toninho da Farmácia também pediu o apoio dos parlamentares sobre reivindicação para que a Guarda Municipal se torne responsável pela segurança e integridade dos equipamentos públicos da capital. “O povo da nossa cidade está a mercê de marginais e de vândalos nos equipamentos públicos. As unidades de saúde e CMEIS, por exemplo, sofrem constantes ataques que prejudicam o atendimento à população”, defendeu.

Acessibilidade
Sobre viagem à cidade de Maringá, o vereador Zé Maria (SDD) informou ao plenário que esteve na Câmara de Vereadores da referida cidade, ministrando palestra sobre a inclusão do deficiente no mercado de trabalho e dos benefícios em se dispor de uma Comissão de Acessibilidade no Legislativo. “Fomos bem recebidos pelos vereadores de Maringá, entre outras cidades da região. Apresentamos projetos sobre o tema em debate aqui em Curitiba e trouxemos propostas discutidas naquela região”, relatou Zé Maria.

Ditadura militar I
O presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), destacou a presença na Câmara de Curitiba do jornalista Milton Ivan Heller, que lançou no último dia 28 de março, o livro “A CIA e a Quartelada – os 50 Anos do Golpe de 64”. “Este livro homenageia também nossa companheira Tereza Urban”, complementou. (Foto 3)

Ditadura militar II
Milton Ivan Heller (82) passou pelos jornais Estado do Paraná, Diário da Tarde, O Dia, Diário do Paraná, Rádio Cultura, revistas Placar e Panorama, sucursal do jornal Última Hora, Jornal do Brasil, Rede Globo de Minas Gerais e encerrou a carreira em 2001. (Foto 4)

Audiência LDO
Os vereadores Chico do Uberaba (PMN) e Mauro Ignacio (PSB) reclamaram, durante a sessão, sobre a impossibilidade dos parlamentares em se manifestar durante as audiências públicas, realizadas pela Prefeitura Municipal, a respeito da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Segurança nas escolas
Felipe Braga Côrtes (PSDB) defendeu pedido de informações ao Executivo sobre contrato firmado entre a prefeitura e a empresa de segurança contratada para fazer a vigilância nas escolas municipais em Curitiba. Segundo o vereador, “a população tem reclamado de que estas empresas não vêm prestando o serviço adequado à comunidade”, relatou.

Bancas de revistas
Braga Côrtes também apresentou sugestão ao Executivo para que reveja a legislação e “que a lei permita a colocação de mesas e cadeiras móveis em frente das bancas de jornais e revistas que possuam espaço de convivência, pelos respectivos permissionários”, declarou. Os vereadores Helio Wirbiski (PPS) e Jonny Stica (PT) apresentaram apoio à sugestão.

Dia do Autismo
O Simpósio Regional sobre o Autismo, realizado no último sábado (5), no Salão de Atos do Parque Barigui, foi registrado pelo vereador Valdemir Soares (PRB). “Penso que é importante darmos a capacitação de professores para o ensino personalizado aos autistas”, declarou. (Foto 5)

Pocket Park
Serginho do Posto (PSDB) citou reportagem do jornal Gazeta do Povo sobre a revisão do plano diretor da cidade de São Paulo, sobre a criação de “pocket parks”. Segundo a reportagem citada, o conceito dos miniparques foi criado em Nova Iorque na década de 1960 “que devem ser incorporados ao planejamento urbano da capital paulista”, citou.  

José de Anchieta
A canonização do Padre José de Anchieta, através de decreto do Papa Francisco, foi comentada pelo vereador Tito Zeglin (PDT). “Temos uma comunidade chamada Padre José de Anchieta, o que representa a unidade do povo em torno de uma fé”, disse. (Foto – 6)