Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 6 de abril

por Assessoria Comunicação publicado 06/04/2015 13h55, última modificação 30/09/2021 07h48

Secretariado I
Nesta segunda-feira (6), Toninho da Farmácia (PP) pediu a presença dos secretários municipais nos bairros. Segundo o vereador, a contenção de despesas do Executivo prejudica o investimento público em áreas essenciais da cidade, como a infraestrutura. Para ele, falta, por parte do primeiro escalão da Prefeitura de Curitiba, uma interação maior com a população. “Eles têm que ter conhecimento das coisas que acontecem nos bairros. Pedimos uma coisa, eles entendem outra”. (Foto 1)

Secretariado II

“Os bairros estão cheios de buracos, as ruas cheias de mato. Passo na Vila Verde e tenho que pedir desculpas à população. Quando entro nas ruas com água até o meio das canelas, estou presente, vivo o dia a dia, conheço a realidade. Gostaria de um pouco mais de atenção dos nossos secretários, que se inteirassem mais sobre a realidade dos bairros, que tivessem humildade para fazer uma visita aos bairros e conhecer a realidade”, finalizou Toninho.  

Paixão de Cristo I

Chico do Uberaba (PMN) lamentou o limite de público estabelecido para a tradicional apresentação da Paixão de Cristo do Grupo Lanteri deste ano. Conforme o parlamentar, o espetáculo foi encenado na última sexta-feira (3), na Pedreira Paulo Leminski, para cerca de 2 mil pessoas. Quando, nos anos anteriores, os artistas já reuniram até 40 mil em uma única edição. (Foto 2)

Paixão de Cristo II

“Onde estava a Fundação Cultural, que não pôde passar esta informação? Por que eles não foram alertados sobre a capacidade de público antes de assinarem o contrato? Eles entraram com um mandado de segurança para aumentar a capacidade de público, mas foram vencidos. Isto é lamentável para a cidade de Curitiba. Curitiba mostrou mais uma vez sua incompetência, ao fazer isto com o Grupo Lanteri”, indignou-se.

Trabalho I
Foi lido em plenário o pedido de informações ao Executivo sobre a atuação da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE) (062.00139.2015). O documento solicita os convênios em andamento – com os governos federal e estadual e com a iniciativa privada – que são de responsabilidade da pasta e o detalhamento de cada um deles: período, valor, tipo de atendimento, número de pessoas atendidas e avaliações das políticas públicas.

Trabalho II
São requeridos os convênios firmados pela SMTE entre 2013 e 2015, bem como cópia das agendas públicas diárias da secretária municipal do Trabalho, Mirian Gonçalves, e da Diretoria de Convênios. “Quantos veículos estão à disposição da secretaria e o valor mensal do aluguel e outras despesas com locomoção? Quem ocupou nos anos de 2013, 2014 e 2015 a Diretoria de Convênios?”, indaga a proposição, protocolada por Jorge Bernardi (PDT) e assinado por diversos vereadores.

Feira do Uberaba
À Prefeitura de Curitiba também será encaminhado requerimento que questiona a alteração do endereço da Feira do Uberaba, localizada na rua Coronel José de Carvalho de Oliveira (062.00143.2015). “Qual a justificativa da mudança? Foi feita alguma consulta formal para saber a opinião a respeito disto?”, pergunta Chico do Uberaba (PMN). Segundo o vereador, a transferência do local “contraria o anseio tanto dos feirantes e frequentadores quase na sua totalidade”.