Notas de Plenário I - Sessão ordinária de 5 de maio
Permuta
Foi confirmada com unanimidade a aprovação do projeto de lei do Poder Executivo para a permuta de um terreno de 1.827,72 m² do Município por outro, de 1.000 m², da Mafrei Material de Construção (005.00097.2014). As áreas localizam-se na Cidade Industrial (CIC) e, conforme laudo da Comissão de Avaliação de Imóveis da Secretaria Municipal de Administração (CAI/Smad), valem R$ 996 mil e R$ 545 mil, respecticamente. A diferença será recolhida aos cofres públicos.
Profissionais do Ano
O plenário ratificou projeto de decreto legislativo da Comissão de Educação, Cultura e Turismo (Comissão de Educação, Cultura e Turismo). A proposição institui os 13 homenageados com o Prêmio Profissional do Ano, indicados por diversos vereadores. Instituída em 2013, pela lei 14.302, a honraria contempla personalidades locais que se destacaram nas áreas da indústria, comércio e serviços.
Zoológico
Na sessão desta terça-feira (5), Chicarreli (PSDC) prometeu tomar providências sobre denúncias que tem recebido em relação à falta de segurança nos arredores do zoológico de Curitiba. Segundo ele, o número de crimes na região vem crescendo e até animais do próprio zoológico já foram roubados. “Três araras foram roubadas, mas apenas duas recuperadas”, informou. (Foto 1)
XV de Novembro
Outra reclamação de Chicarelli (PSDC) feita em plenário foi com relação à má iluminação na rua XV de Novembro, no centro da cidade. Conforme o vereador, ao vistoriar a região na noite desta segunda-feira (4), ele identificou 51 lâmpadas queimadas somente no calçadão. “Se contarmos as lâmpadas das ruas transversais à XV de Novembro, as queimadas passam de 100”, complementou.
Jornalistas I
Jorge Bernardi (PDT) fez novo desagravo ao jornalista James Alberti. Produtor da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), ele saiu do Paraná após sofrer ameaças de morte devido à investigação das denúncias de corrupção e pedofilia em Londrina. O vereador registrou a manifestação do último domingo (3), no Largo da Ordem, que reuniu cerca de 300 jornalistas contra a perseguição e censura de profissionais da comunicação no estado. (Foto 2)
Jornalistas II
“Ele [James Alberti] está exilado, pois foi ameaçado de morte. E o que ele fazia? Investigava a corrupção no governo Richa. Três jornalistas já foram presos aqui em Curitiba só no segundo mandato. Um deles também é da Gazeta do Povo, que entrou em uma rua na contramão. Vejam em que nível chegamos! Beto governador é uma temeridade”, disse o parlamentar, que ainda repudiou a ação da Polícia Militar na manifestação de servidores públicos estaduais de 29 de abril. (Foto 3)
20 anos da CBN
O presidente da Câmara de Curitiba, Ailton Araújo (PSC), registrou que hoje, 5 de maio, a CBN Curitiba completa 20 anos de “jornalismo 24 horas por dia”. O aniversário da emissora de rádio também foi destacado por Jonny Stica (PT).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba