Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 5 de maio

por Assessoria Comunicação publicado 05/05/2014 13h00, última modificação 24/09/2021 07h24

Crédito
Começou hoje o prazo de três sessões consecutivas para a apresentação de emendas à mensagem do prefeito que abre crédito especial de R$ 8,7 milhões (013.00001.2014) no orçamento de Curitiba. A maior parte dos recursos, R$ 6 milhões, foi retirada da reserva de contingência e deve ser utilizada para pagar dívidas de exercícios anteriores com a Copel, Sanepar e Correios. (leia mais) (Foto 1)

Bicicletas
Os vereadores acataram a redação final do projeto de lei de Bruno Pessuti (PSC) e Jonny Stica (PT) que destina às bicicletas 5% das vagas de estacionamento nos condomínios e edifícios comerciais (005.00385.2013). A matéria passou por uma votação extra porque teve emendas aprovadas no segundo turno, na semana passada. (leia mais)

Adiamento I
Foi adiada por dez sessões a votação do projeto que amplia às casas lotéricas e estabelecimentos com serviços semelhantes aos bancários a norma que determina o tempo máximo para o atendimento do consumidor nos caixas (005.00015.2013). A iniciativa é do segundo-secretário, Serginho do Posto (PSDB), e altera a lei municipal  10.283/2001. (Foto 2)

Adiamento II
A legislação vigente exige, das agências bancárias de Curitiba, a disponibilização de pessoal suficiente no setor de caixas, para que o atendimento seja efetivado em tempo “razoável”. O entendimento é de até 20 minutos em dias normais e de no máximo 30 minutos nas vésperas e após feriados prolongados ou quando for a data de pagamentos dos servidores municipais, estaduais e federais.

Utilidade
Foi aprovada em primeiro turno a declaração de utilidade pública municipal ao grêmio Gente da Gente Renovação (Gente da Gente). A proposição (014.00045.2013) é do vereador Rogério Campos (PSC).

CMEI I
O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, Mauro Ignacio (PSB), anunciou o envio, a Brasília, de projeto para ampliação do CMEI União das Vilas, no São Braz. Procurado pela comunidade, que apontava a existência de uma área ociosa vizinha ao equipamento público, o colegiado participou das negociações junto ao Executivo municipal, que acatou a proposta. (Foto 3)

CMEI II
“A reforma permitirá o atendimento de mais 100 crianças. Agradecemos ao secretário municipal do Meio Ambiente (Renato de Lima) pela sensibilidade”, disse. O projeto apresentado pela Prefeitura de Curitiba propõe a ampliação do CMEI em parceria com o governo federal.

Segurança I
Dirceu Moreira (PSL) informou a realização de uma reunião às 19h30 de amanhã, no Tatuquara, sobre a segurança pública na região, em especial nas unidades de saúde e CMEIs. Depois a ideia é realizar outro debate sobre o problema na Cidade Industrial de Curitiba. “A situação já está insuportável, temos recebido muitas reclamações. Estão roubando computadores, lâmpadas e até canaletas de escoamento de água”, apontou. (Foto 4)

Segurança II
“Precisamos nos somar para que algo seja feito, porque quem sai perdendo é o cidadão”, completou. Moreira lembrou que o vereador Toninho da Farmácia (PP) têm alertado aos arrombamentos dos equipamentos públicos.

Pesar
Foi observado um minuto de silêncio pelo falecimento, ontem, do ex-vereador Everaldo Silva, parlamentar entre 1977 e 1982. O presidente, Paulo Salamuni (PV), destacou a realização do velório no Palácio Rio Branco, “prerrogativa de autoridades”. “Ele era dentista, servidor municipal aposentado e dirigente da Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba”, completou. (Foto 5)

Extintores
O presidente, Paulo Salamuni (PV), registrou o processo de tomada de preços, iniciado em 15 de abril, para a troca dos extintores do Palácio Rio Branco e outras dependências da Casa. Ele exibiu a documentação e disse que as informações estão à disposição. (Foto 6)

Registros
Bruno Pessuti (PSC) destacou os 30 anos de operação da Usina de Itaipu: “É uma honra ter um ex-vereador (Jorge Samek) na presidência da empresa”. Já Dirceu Moreira (PSL) registrou a comemoração, hoje, do Dia Nacional do Líder Comunitário. “Sou autor de um projeto de lei que prevê o pagamento de uma ajuda de custo de meio salário mínimo aos presidentes das associações de bairros e clubes de mães”, complementou.