Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 4 de setembro

por Assessoria Comunicação publicado 04/09/2013 12h55, última modificação 17/09/2021 11h03
Transparência I
Serginho do Posto (PSDB) registrou, logo no início da sessão, a aprovação na Câmara dos Deputados, ontem, da PEC do Voto Aberto. Ele avaliou a votação como resultado da “comoção” gerada pela sessão que manteve o mandato do deputado federal Natan Donadon (sem partido-RO), preso por peculato e formação de quadrilha. O segundo-secretário também destacou o consenso, no colégio de líderes do Legislativo municipal, para a extinção do voto secreto na Casa. (Foto 1)

Transparência II
“Foi uma vergonha nacional a não cassação, que mobilizou as bancadas do Congresso”, apontou Valdemir Soares (PRB). Dirceu Moreira completou: “O voto secreto é para aqueles que têm medo de emitir opinião”. Tramitam na Câmara de Curitiba propostas de alteração no Regimento Interno e na Lei Orgânica, para que as votações sejam abertas sob qualquer circunstância.

Pedofilia
Carla Pimentel (PSC) destacou a realização, na semana passada, do Congresso em Defesa da Família. De sua autoria, o evento da Câmara de Curitiba teve como um dos principais debates o combate à pedofilia. “Lamentamos a crise enfrentada, que atinge personalidades e pessoas públicas”, disse a vereadora, em alusão à prisão do ex-assessor e ex-prefeito de Realeza, Eduardo Gaievski, suspeito de estupro de vulneráveis. (Foto 2)

Participação
Dirceu Moreira (PSL) defendeu a ampliação da participação popular nas atividades promovidas pela Câmara Municipal. “A (Câmara) de Pinhais tem 350 lugares, sala de imprensa... Dá de dez a zero na de Curitiba”, afirmou. “Precisamos trazer a população ao Legislativo, que é a Casa do Povo.” (Foto 3)

Uberaba
Chico do Uberaba (PMN) reforçou o apelo ao líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), para que interceda junto ao Executivo pela retomada das obras na avenida Salgado Filho, no Uberaba. Helio Wirbiski (PPS), que também é morador do bairro, relatou, ontem, diversos problemas que vêm sendo enfrentados pelos moradores e comerciantes da região.

Trânsito
O líder do governo na Casa, Pedro Paulo (PT), registrou uma série de medidas referentes ao trânsito, anunciadas ontem pelo prefeito Gustavo Fruet. Dentre elas, a assinatura da mensagem que tramitará na Câmara de Curitiba para a criação do Conselho Municipal de Trânsito, que contará com participação popular. Já Dirceu Moreira (PSL) destacou a parceria que permitirá a regularização do EstaR em casas lotéricas.

Ciclorrotas
Bruno Pessuti (PSC) informou em plenário que está aberta a consulta pública para a implantação de 90 km de ciclorrotas. As sugestões podem ser encaminhadas até 8 de setembro por meio de formulário disponível no www.cicloiguacu.org.br/ciclorotas. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu).