Notas de Plenário I - Sessão ordinária de 4 de março
“Luta pelo povo”
Toninho da Farmácia (PP) agradeceu os 11 vereadores que votaram com ele, ontem, pela derrubada do veto total ao projeto que previa a desburocratização da regularização fundiária em Curitiba (leia mais). “A luta pelo povo, que por direito precisa do título de propriedade de seu imóvel, continua”, afirmou. O parlamentar disse que permanece na base de apoio do prefeito e que não está “chateado” com quem defendeu o veto, mantido pelo plenário da Casa. (Foto 1)
Bloqueios em vias I
Toninho da Farmácia (PP) pediu à Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) a fiscalização da lei 14.471/2014, que determina multa por bloqueio de vias, por obras ou carga e descarga, entre 8h e 9h e das 17h às 19h. Ele disse ter se deparado com uma situação irregular na rua Conselheiro Laurindo, entre as avenidas Silva Jardim e Sete de Setembro, hoje pela manhã, no horário de restrição. “Precisamos que nossos projetos sejam cumpridos”, declarou.
Bloqueio em vias II
Autor da proposição que deu origem à norma municipal, em vigor desde junho de 2014, Colpani (PSB) informou que se reunirá com a Setran para discutir alterações. “Adaptar o quê? A lei está ali para ser cumprida”, questionou. Em resposta a pedido de informações do parlamentar, o Executivo informou à Casa que não está multando as irregularidades porque o texto “necessita de ajustes para que seja totalmente aplicável”. Chico do Uberaba (PMN) também comentou transtornos ocasionados por obras, como a colocação de caçambas nas calçadas.
Mobilização contra estacionamento
Chico do Uberaba (PMN) informou que se juntará ao vereador Chicarelli (PSDC) em mobilização contra o fechamento de um trecho da rua Flávio Dallegrave, no Alto da XV, para uso como estacionamento do PolloShop. “Como foram autorizar um shopping a fazer estacionamento em via pública?”, criticou. A medida foi tema de sugestão ao Executivo de Chicarelli, aprovada na semana passada, para que seja debatida em uma audiência pública (leia mais).
Greve dos professores
O vereador Chico do Uberaba (PMN) disse ser solidário aos professores estaduais em greve, mas apontou “preocupação” com os pais dos estudantes sem aulas. “Tem muita gente infiltrada. Ônibus de São Paulo e outras localidades que nada tem a ver com o Paraná. Sou a favor da educação, o PMN é a favor da educação”, defendeu. “É uma pena o que está acontecendo, tanto que a partir deste ano fiz questão de fazer parte da Comissão de Educação”, concluiu o parlamentar. (Foto 2)
Comissão especial
Valdemir Soares (PRB) cobrou, pelo segundo dia consecutivo, agilidade para a instalação da comissão especial que acompanhará os desdobramentos do relatório da CPI do Transporte Coletivo, apresentado em 2013. “A informação que tenho do Deprole e da equipe das comissões é que o bloco DEM/PROS abriu mão da vaga. O PP também, através de ofício”, afirmou. O parlamentar declarou ter sido avisado que o líder do “blocão” (PSC, PV, PT, PPS e PTB), Pedro Paulo (PT), deverá fazer as indicações nesta sexta-feira. (Foto 3)
Gladiadores do Altar
Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), o vereador Valdemir Soares (PMDB) questionou afirmações do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) sobre o projeto Gladiadores do Altar. Ele disse que o parlamentar classificou o grupo “de forma imprudente, dizendo que seria hitleriano”. “Isso é um absurdo. Não basta o camarada ganhar o Big Brother para aparecer, tem que vir com essas declarações”, criticou.
Convite MPPU I
Felipe Braga Côrtes (PSDB) recebeu em plenário representantes do Movimento Político pela Unidade (MPPU). Ele estendeu a todos os vereadores o convite para o fórum “Chiara Lubrich: por uma política de comunhão”. A atividade será realizada no dia 14 de março, das 10h às 17h, no Salão de Atos do Parque Barigui. (Fotos 4 e 5)
Convite MPPU II
“O movimento é ecumênico e nasceu na Itália. Vários políticos brasileiros fazem parte dele”, disse Braga Côrtes, que citou o prefeito Gustavo Fruet como um dos apoiadores do MPPU. Com o tema “Políticos da unidade fazendo toda a diferença no mundo”, o evento homenageia os sete anos de falecimento da fundadora do MPPU, a italiana Chiara Lubrich. O fórum será realizado em diversos países. Inscrições no link http://goo.gl/PWyXOS
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba