Notas de Plenário I - Sessão ordinária de 4 de fevereiro
Comissões permanentes
O primeiro-secretário, vereador Pedro Paulo (PT), informou que está sendo finalizado o cálculo da proporcionalidade para a composição das comissões permanentes. Ele destacou que será cumprido o Regimento Interno e que “trabalho não falta” aos colegiados da Casa: “Temos projetos de lei dos parlamentares e mensagens do prefeito que precisam tramitar, além do acompanhamento e debate das políticas públicas, que cabem às comissões”. (Foto 1)
Metrô de Curitiba I
Tico Kuzma (PROS) questionou a votação do requerimento de sua autoria para instalar uma comissão especial voltada à implantação do Metrô de Curitiba, adiada por 30 sessões em abril de 2014 (051.00001.2014). Ele disse que o Regimento Interno da Casa prevê o funcionamento simultâneo de até três colegiados especiais. “Foram aprovadas no ano passado duas comissões”, lembrou o vereador. Uma acompanhou os encaminhamentos da CPI do Transporte Coletivo, 051.00002.2014, e outra tratou de assuntos relacionados aos Objetivos do Milênio, (051.00003.2014). (Foto 2)
Metrô de Curitiba II
Kuzma solicitou uma reunião de líderes e levantou dúvidas se as comissões “realmente serão instaladas”. O presidente, Ailton Araújo (PSC), disse que há três colegiados especiais na Câmara de Curitiba, já que a Comissão Especial para Acompanhamento dos Assuntos relacionados com a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 segue aberta. Líder do prefeito no ano passado, Pedro Paulo (PT) completou que havia acordo para instalar as duas comissões especiais após o processo eleitoral. Para ele, o colegiado referente à Copa do Mundo pode ser encerrado, para que então os vereadores votem o requerimento pendente.
Cidadania honorária
O plenário da Câmara de Curitiba aprovou em segundo turno, por unanimidade, o projeto de lei que concede a cidadania honorária de Curitiba ao padre Dirley Veloso Moreira, de iniciativa do vereador Geovane Fernandes (PTB). Natural de Marialva (PR), ele é pároco da Paróquia São Francisco de Assis, localizada no bairro Xaxim, e integra o Conselho Econômico da Mitra Diocesana. A proposição (006.00020.2014) seguirá para análise de sanção ou veto do prefeitoral.
Logradouro público
Os vereadores de Curitiba aprovaram hoje, em segundo turno, que Sady Ricardo Santos do Filho, Eduardo Campos, Wagy Wassouf e Renato Vieira sejam homenageados com o uso de seus nomes em ruas, jardinetes e outros logradouros públicos da cidade – projetos de lei 009.00031.2014, 009.00032.2014, 009.00033.2014 e 009.00035.2014, respectivamente.
Suburbana municipal I
A Câmara de Curitiba homenageou a equipe de futebol amador União Nova Orleans, campeã da Suburbana de Curitiba de 2014. Propositor dos votos de congratulações e aplausos (077.00362.2014), requerimento aprovado na sessão de ontem, o vereador Mauro Ignácio (PSB) destacou as dificuldades enfrentadas pelos times e atletas para “manter viva a tradição do futebol amador”. (Foto 3)
Suburbana municipal II
“Ao contrário dos grandes times, os atletas do futebol amador não têm dedicação exclusiva ao esporte. Trabalham durante o dia e treinam à noite. Os grandes clubes possuem toda uma estrutura, mas eles não. Precisam fazer eventos e rifas, e a diretoria tirar dinheiro bolso”, afirmou Ignácio. Além de atletas da União Nova Orleans, acompanharam a entrega da homenagem os presidentes da Federação Paranaense de Futebol (FPF) e do clube, respectivamente Hélio Cury e Mário Luiz Lipinski. O bicampeonato da Suburbana foi conquistado no dia 17 de dezembro do ano passado, com uma vitória nos pênaltis sobre o Operário Pilarzinho. (Foto 4)
Líder do bloco
No início da sessão plenária, o vereador Pedro Paulo (PT) comentou observação feita ontem, de que ele ainda estaria se comportando como líder do prefeito na Câmara Municipal, apesar de não permanecer no cargo em 2015. “De fato eu não sou mais líder do Executivo, função que agora cabe ao vereador Salamuni. Mas lidero um bloco parlamentar e era a eles que estava me dirigindo”, explicou. Até o momento, o bloco liderado por Pedro Paulo é formado por PSC, PT, PV, PPS e PTB.
Pedidos de informações
Foram lidos no pequeno expediente, nesta semana, quatro pedidos de informações do vereador Chicarelli (PSDC) à Prefeitura de Curitiba, apresentados durante o recesso das sessões plenárias. Os requerimentos questionam as despesas do Município com publicidade e propaganda, em 2014 (062.00001.2015), pagamentos à Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (062.00004.2015), reajuste do preço do almoço nos restaurantes populares da cidade (062.00005.2015) e a paralisação das obras para revitalizar as margens do rio Bacaheri Mirim, no Tingüi (062.00006.2015).
Doações de Natal
Dois pedidos de informação formulados pela vereadora Carla Pimentel (PSC) foram enviados à Prefeitura de Curitiba nesta semana. Um dos requerimentos pergunta para a Fundação de Assistência Social (FAS) quanto foi arrecadado em doações durante o Natal e como foi feita a distribuição desses presentes e doces (062.00003.2014). O outro requerimento pergunta qual órgão público é responsável pelas roçadas, quanto tem de orçamento e o custo unitário do procedimento (062.00007.2014).
Origem de terreno
Bruno Pessuti (PSC) encaminhou pedido de informação ao Executivo questionando se uma área do Alto da Rua XV é bem de uso comum ou pertencente ao Shopping Polloshop (062.00008.2015). O requerimento cita especificamente trecho da rua Flávio Dallegrave, entre as vias Dias da Rocha Filho e Professor Brandão.
Ausência do país
O vereador Sabino Picolo (DEM) estará ausente do país de 5 a 17 de fevereiro, da mesma forma que Paulo Rink (PPS) esteve de 20 a 27 de janeiro. O regimento interno determina que parlamentares comuniquem ao plenário quando viajam para fora do Brasil. Os informes constavam no pequeno expediente de segunda-feira (2).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba