Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 4 de fevereiro
Vandalismo em escolas I
Toninho da Farmácia (PP) pediu mudanças nos procedimentos de segurança nas escolas municipais de Curitiba. O parlamentar relatou um novo caso de vandalismo, desta vez na Escola Municipal Álvaro Borges, no Vitória Régia, bairro Cidade Industrial de Curitiba. Segundo Toninho, vândalos invadiram o local no último sábado (1) e queimaram parte das instalações. “Esse tipo de crime tem se tornado constante, trazendo prejuízos para todos os curitibanos, por isso precisamos de medidas preventivas”, afirmou.
Vandalismo em escolas II
Toninho da Farmácia criticou o atual modelo de segurança e sugeriu a presença permanente de pessoas nos equipamentos públicos, em especial nas escolas. “Atualmente, as forças de segurança chegam aos locais atingidos apenas depois do acontecido, aí já não adianta mais”, protestou. Para o vereador, a presença de um guarda municipal seria positiva, pois inibiria ataques e o policial poderia pedir reforço. Projeto de lei neste mesmo sentido, de autoria do parlamentar, tramita na Casa.
Regimento Interno
O plenário acatou em segundo turno projeto de resolução que promove adequação nas atribuições da Comissão de Acessibilidade, por meio de alteração no Regimento Interno. Desta forma, as matérias pertinentes ao Plano Diretor e à mobilidade urbana retornarão à competência do colegiado de Urbanismo e Obras Públicas. O projeto havia sido aprovado em primeiro turno na última sessão ordinária de 2013, no dia 18/12.
Homenagens I
Os vereadores aprovaram votos de congratulações e aplausos para várias pessoas e intituições da cidade. Uma das homenageadas é a Primeira Igreja Batista de Curitiba, que completa cem anos de fundação em maio de 2014. A iniciativa foi de Carla Pimentel (PSC).
Homenagens II
Já o aniversário de 95 anos do jornal Gazeta do Povo foi recordado por Jairo Marcelino (PSD). No plenário, Bruno Pessuti (PSC) e Tito Zeglin (PDT), que presidiu a sessão, somaram-se à homenagem. Zeglin aproveitou para destacar o “exemplo de vida do jornalista Francisco Cunha Pereira Filho”, que foi proprietário do periódico.
Centro de Eventos I
Foi aprovada sugestão do vereador Chicarelli (PSDC) à prefeitura, para que, numa eventual desapropriação do terreno onde está instalado o Estádio Vila Capanema, seja construído um centro de eventos para Curitiba e não um Centro Administrativo Municipal. A possibilidade de construção deste centro, que reuniria diversas serviços públicos, além da Câmara Municipal, foi noticiada pela imprensa.
Centro de Eventos II
Para Chicarelli, um centro de eventos traria mais benefícios para a cidade e uma nova sede para a Câmara e a união de todos os serviços e secretarias da prefeitura num só local seria uma questão em “segundo plano”. Ele emendou: “recursos para a construção deste local já tem, pois o Ministério do Turismo destinou R$50 milhões para eventos e projetos turísticos em Curitiba”.
Viaduto Estaiado
O plenário também acatou sugestão do vereador Geovane Fernandes (PTB), para que o viaduto estaiado que está sendo construído na Avenida Comendador Franco seja batizado com o nome de Zilda Arns. “Além de ter sido uma das maiores personalidades de nossa cidade e merecer essa homenagem, o ponto é estratégico, visto que o viaduto encontra-se na entrada de Curitiba, pela rodovia que vem de Santa Catarina, estado que Zilda nasceu”, justificou o parlamentar.
Câmeras de monitoramento
Rogério Campos (PSC) indica à prefeitura a realização de estudos para a implantação de câmeras de monitoramento da Guarda Municipal na rua Enette Dubard, no Tatuquara. Segundo o vereador, a via foi revitalizada, possui tráfego intenso e forte perfil comercial, mas a região carece de maior segurança. “Propomos o monitoramento porque é sabido que este tipo de vigilância é capaz de reduzir os indicadores de criminalidade”, disse.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba