Notas de Plenário I – Sessão ordinária de 31 de março

por Assessoria Comunicação publicado 31/03/2015 15h05, última modificação 29/09/2021 10h00

Robô cirurgião I
“Curitiba pode ter perdido, nesta terça-feira (31), um robô cirurgião que faria a diferença no Hospital Erasto Gaertner”, alertou a vereadora Noemia Rocha (PMDB). “O equipamento faria cirurgias que duram 8 horas em 40 minutos, mas Curitiba pode ter perdido o convênio com o Ministério da Saúde por falta de articulação, por falta de uma agenda com o prefeito”, lamentou.

Robô cirurgião II
A situação ficou conhecida após visita da Comissão de Saúde à instituição médica, na última sexta-feira (leia mais), quando Noemia Rocha e Mestre Pop (PSC) conversaram com os dirigentes do Hospital Erasto Gaertner. O prazo citado pela vereadora era para o atingimento de 60% de captação dos recursos totais do projeto, estimado em R$ 15,6 milhões, dentro dos requisitos estabelecidos pelo Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica).

Fotos de Curitiba
O presidente da Câmara Municipal, Ailton Araújo (PSC), anunciou que a instituição prepara uma exposição com fotos antigas de Curitiba. São 60 imagens da cidade, de 1855 a 1972, cedidas para o Legislativo pelo pesquisador Cid Destefani. “Elas estavam no arquivo, onde eu as encontrei”, revelou a servidora Andressa Bonn, funcionária da Câmara há 28 anos, que é a curadora da exposição “Curitiba Antiga” e pós-graduada em História da Arte e Conservação de Patrimônio. As imagens podem ser conferidas nas galerias do Palácio Rio Branco, durante o horário comercial. (Foto 1)

Bilhetagem eletrônica
Foi adiada pela terceira vez a votação única do requerimento 083.00003.2015, de Rogério Campos e Tiago Gevert, ambos do PSC, para condicionar o repasse de recursos da Câmara Municipal para o Executivo ao código-fonte da bilhetagem eletrônica. O programa de computador é responsável por contabilizar toda a movimentação financeira relacionada ao transporte público (leia mais). A pedido de Campos, a proposição retorna à pauta na quarta-feira da próxima semana (8).

Pedido de informações I
A vereadora Professora Josete (PT) questiona a Secretaria Municipal da Educação sobre os contratos vigentes, com empresas terceirizadas, nas áreas da segurança, alimentação e transporte. A proposição é a 062.00129.2015.

Pedidos de Informações II
Em pedido de informações à Prefeitura de Curitiba, Cristiano Santos (PV) pergunta quais são as pendências financeiras que impedem concluir a pavimentação da rua Estevão Manika, no bairro Santa Cândida (062.00133.2015). O vereador questiona a previsão para pagar os empenhos e o que impediu o cumprimento do prazo. Ele diz que a obra deveria ter sido entregue no dia 20 de março.

Retiradas
O plenário aprovou os requerimentos 073.00004.2015 e 073.00006.2015, para a retirada de projetos de lei com pareceres favoráveis. O primeiro, de Bruno Pessuti (PSC), trata da ligação irregular à rede de esgoto. O vereador justifica que a aplicação de multas baseia-se em outra lei, a 7833/1991, cujo valor é maior que o da norma que a proposição atualizaria. O outro, de Julieta Reis (DEM), foi reapresentado (leia mais).

Reserva do Bugio
Inaugurada no último sábado (28), em comemoração aos 322 anos de Curitiba, a Reserva do Bugio é tema de sugestões de Mestre Pop (PSC) à prefeitura. Acatadas pelo plenário, as proposições requerem a implantação de áreas de lazer e esporte na unidade de conservação, como academia ao ar livre, bicicletário e parquinho (201.00245.2015 e 201.00246.2015).

Pessoa ostomizada I
O plenário aprovou indicação de Zé Maria (SD) ao Executivo para a sinalização de ambientes adaptados à pessoa ostomizada (que tiveram parte do intestino removido, por exemplo, e acabam usando uma bolsa de colostomia e urostomia). O vereador destaca as dificuldades do grupo para o uso de banheiros públicos e privados (201.00247.2015).

Pessoa ostomizada II
“A instituição do símbolo do ostomizado, no âmbito do município de Curitiba, trará em pouco tempo uma nova cultura de aceitação e de quebra de preconceitos quanto à necessidade do uso do banheiro público para essa finalidade (esvaziar a bolsa coletora)”, justifica o autor. Zé Maria é autor de um projeto de lei que isenta a pessoa ostomizada do pagamento da tarifa do transporte coletivo (leia mais).