Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 31 de março
Metrô
Foi adiado para a sessão de quarta-feira (2) o primeiro turno do projeto de lei do prefeito que possibilita regulamentação específica ao futuro metrô da cidade (005.00475.2013). Autor do requerimento, o líder da maioria, Pedro Paulo (PT), justificou que o tema será discutido em reunião hoje com o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Fábio Dória Scatolin. (Foto 1)
Comissão Especial
Foi aprovado, em votação nominal unânime, requerimento para a criação de comissão especial para tratar os Oito Objetivos do Milênio (051.00003.2014). O documento já havia recebido parecer positivo da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, e agora cabe a indicação de seus cinco membros, de acordo com a proporcionalidade partidária e de blocos. A iniciativa é da vereadora Carla Pimentel (PSC).
Paixão de Cristo
O quarto-secretário da Mesa Diretora, Jairo Marcelino (PSD), recepcionou em plenário e registrou a presença de Everson Bastos de Barros e Sergio Luis Todeschi, organizadores da Paixão de Cristo do Barreirinha. (Foto 2)
Eufrásio Correia
A situação de insegurança na Praça Eufrásio Correia foi comentada em plenário pelo vereador Chico do Uberaba (PMN). O parlamentar citou matéria publicada no jornal Metro, edição desta segunda-feira, que trata do uso de drogas no logradouro localizado ao lado do Legislativo Municipal.
Viaduto Estaiado I
Chico do Uberaba também demonstrou descontentamento com a proposta apresentada na Câmara, na semana passada, de que houvesse uma licitação para concessão à iniciativa privada para nomear o viaduto estaiado construído na Avenida das Torres. O parlamentar reclamou que não foi “consultado” sobre o tema.
Viaduto Estaiado II
Helio Wirbiski (PPS) aproveitou o ensejo para informar que formulará um pedido para que seja cumprido um pré-acordo firmado com a Copel, solicitando que dois postes de energia próximos ao viaduto fossem retirados, alegando que os mesmos “prejudicam esteticamente o viaduto”, declarou.
Sede da Copa
A ocorrência tranquila e sem incidentes do show do cantor Roberto Carlos, na reabertura da Pedreira Paulo Leminski, bem como o jogo-teste realizado no estádio Joaquim Américo, foi citada pelo vereador Bruno Pessuti (PSC). O parlamentar reafirmou a qualidade de Curitiba ao receber seus turistas e de que a cidade será "a melhor" sede da Copa no Brasil”.
Educação
O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara, Mauro Ignacio (PSB), convidou os demais parlamentares para reunião com a secretária municipal de Educação, Roberlayne Roballo, para tratar da situação dos Centros Municipais de Educação Infantil.
Marginal da Spaipa
Foi lido em plenário pedido de informações de Serginho do Posto (PSDB) que questiona a prefeitura sobre qual o motivo da “suspensão” das obras na marginal da BR-277 - no trecho da Spaipa até a trincheira do Conjunto Mercúrio, no bairro Cajuru. O parlamentar pergunta se há previsão para retomada das obras e solicita o envio de cópias dos convênios e renovações, do edital de licitação da obra e do contrato com a empreiteira.
Obras no Rio Belém I
Professor Galdino (PSDB) apresentou requerimento à prefeitura cobrando informações sobre as intervenções executadas no Rio Belém. O parlamentar requer a lista detalhada de todas as ações de desassoreamento realizadas no rio desde o início de 2013, contendo a área desassoreada, a empresa que realizou o serviço, bem como a quantidade de material retirada do leito do rio.
Obras no Rio Belém II
Galdino também pergunta sobre a periodicidade estabelecida pelo Executivo para a realização destas ações de desassoreamento e se campanhas educativas estão sendo realizadas para conscientizar os moradores acerca do correto descarte de resíduos. Segundo o parlamentar, pessoas que moram perto do curso do rio o procuraram e pediram ajuda, pois “não aguentam mais sofrer em decorrência das constantes enchentes”.
Saúde bucal I
Com o objetivo de garantir a saúde bucal dos moradores dos bairros Santa Cândida, Atuba, Bacacheri e Bairro Alto - usuários da Unidade de Sáude Tingui - Jorge Bernardi (PDT) sugere à prefeitura a aquisição de um equipamento de Raios X periepical, com leitor de CD.
Saúde bucal I
Segundo Bernardi, com o equipamento seria possível economizar com a impressão de chapas negativas - produtos compostos por produtos químicos tóxicos. “Além de economizar com gastos nestas chapas, haveria redução do lixo tóxico produzido, aumentando a qualidade ambiental do município”, justifica o vereador.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba