Notas de Plenário I - Sessão ordinária de 30 de março
Projeto Piá
O vereador Chicarelli (PSDC) cobrou explicações da Prefeitura de Curitiba sobre o abandono do prédio onde já funcionou o Projeto Piá da Vila Sabará. “Estive lá e cheguei a chorar”, disse em plenário. O vereador mostrou fotos feitas no local que mostravam uma casa sem portas e janelas, com pichações e caliça espalhada pelo interior. “Dizem que não tem mais área para novos equipamentos públicos. E essa aqui?”, questionou. (Foto 1)
Curva de rio
“Tenho uma sugestão para o novo Ouvidor de Curitiba. Quero que ele me ajude a conseguir algo que cobro do Executivo desde que comecei meu mandato”, declarou Toninho da Farmácia (PP), “que é desassorear a curva do rio Barigui, no trecho próximo à Rodovia do Xisto. Assim que ele tomar posse, quero que vá lá comigo”. Toninho justificou sua ausência na votação para escolha do ouvidor, na semana passada, dizendo que se recuperava de uma cirurgia. (Foto 2)
Fórum do Transporte
Foi aprovado hoje, em primeiro turno, projeto de lei do vereador Chico do Uberaba (PMN) que corrige uma declaração de utilidade pública já concedida pela Câmara Municipal (015.00002.2014). “O Fórum Popular Contra o Pedágio possui a declaração, mas agora é preciso alterar o nome da entidade, que existe há mais de dez anos. Passa a se chamar Fórum Nacional do Transporte”, explicou.
“Saiba dizer não”
O vereador Valdemir Soares (PRB) destacou a realização da concentração cultural “Saiba dizer não”, no sábado (28), que contou com 20 mil pessoas na Praça dos Menonitas. “Foi um importante evento de conscientização contra as drogas e a Câmara Municipal esteve representada lá, pois participei da atividade em nome da Frente Parlamentar Contra o Crack”, informou. O presidente da Câmara Municipal, Ailton Araújo (PSC), elogiou a iniciativa. (Foto 3)
Aniversário de Curitiba
No início da sessão plenária, Professor Galdino (PSDB) registrou que esteve na festa de aniversário de Curitiba, domingo, no Parque Barigui.
Pesar I
A Câmara Municipal observou um minuto de silêncio pelo falecimento, ontem, da comerciante Ana Cristina Mestre Negri e da freira Maria Isabel Cristina. O pesar foi registrado pelo terceiro-secretário, Serginho do Posto (PSDB). (Foto 4)
Pesar II
O vereador disse que Ana Cristina foi vítima de um incêndio em sua loja de móveis, no Cajuru, que funcionava sob a residência da família. Quanto à religiosa, Serginho destacou sua atuação na creche comunitária São Domingos, no mesmo bairro.
Eleições Sindijor
O vereador Cristiano Santos (PV) registrou a presença em plenário dos jornalistas Pedro Carrano e Maigue Gueths, diretores de Formação e de Finanças do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Paraná (Sindijor PR). Eles divulgaram à Casa as eleições da entidade, entre os dias 14 e 16 de abril. (Fotos 5 e 6)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba