Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 3 de fevereiro

por Assessoria Comunicação publicado 03/02/2015 15h05, última modificação 29/09/2021 07h49
Adiamento
Nesta terça-feira (3), os vereadores adiaram por três sessões plenárias, a votação do projeto de lei que declara de utilidade pública a Associação dos Moradores e Amigos do Parque Barigui (014.00011.2014). De iniciativa de Julieta Reis (DEM), a matéria retorna à pauta na próxima segunda-feira (9), em primeiro turno. O pedido de adiamento foi feito pelo líder da maioria, Paulo Salamuni (PV).

Cidadania I
Com 24 votos favoráveis, a Câmara de Curitiba aprovou a proposta de lei que concede a cidadania honorária de Curitiba ao padre Dirley Veloso Moreira (006.00020.2014). Natural de Marialva (PR), ele é pároco da Paróquia São Francisco de Assis, localizada no bairro Xaxim; e atua como diretor espiritual do Seminário Propedêutico São João Maria Vianney e é membro do Conselho Econômico da Mitra Diocesana.

Cidadania II
“O padre Dirley tem um horário de evangelização na Rádio Evangelizar. A frente da paróquia, reformou as quatro capelas e tem o grande desafio de transformá-la no Santuário de São Francisco de Assis. As obras já começaram”, disse Geovane Fernandes (PTB), autor do projeto. A proposição retorna à pauta desta quarta-feira (4) em segunda votação. (Foto 1)

Logradouro
O plenário também acatou o texto que denomina logradouro público da capital de Renato Vieira (009.00035.2014). Nascido em Piraquara, o homenageado era policial civil aposentado e morador do bairro Novo Mundo. Conhecido como “Renato Gato”, ele faleceu em março do ano passado. O projeto de lei é de Tico Kuzma (PROS) e retorna à pauta de amanhã (4), em segundo turno.

PRB
No Grande Expediente, o líder do PRB, Valdemir Soares, registrou o crescimento do partido em âmbito nacional. “O PRB tem, hoje, 21 deputados federais, um senador e um ministério [do Esporte]. Temos uma cadeira na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados: a da primeira secretaria”. Na oportunidade, ele comunicou sua posse como vice-presidente do diretório estadual, na próxima sexta-feira (6), às 19 horas, no Teatro Fernanda Montenegro (rua Coronel Dulcídio, 517, Batel).

Combate ao crack
Valdemir Soares ainda comunicou sua visita ao Ministério do Esporte, em 19 de janeiro deste ano. Na ocasião, o vereador entregou ao ministro George Hilton, o projeto “Craque Sim, Crack Não”, que cria ações de incentivo ao esporte com foco na prevenção às drogas. “Um dos objetivos é destacar a campanha nacional nas Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro”, disse. (Foto 2)

Liderança I
Também no Grande Expediente, o líder do PDT no biênio 2013/2014, Jorge Bernardi, comunicou ao plenário que a liderança do partido nos próximos dois anos será do colega de partido, Tito Zeglin. O parlamentar atuou como 1º vice-presidente do Legislativo nos primeiros dois anos da atual legislatura.

Liderança II
O líder do PSDB na Câmara, Felipe Braga Côrtes, comemorou o crescimento da oposição no Senado Federal que, a partir de 2015, será liderada pelo senador Álvaro Dias, do seu partido. “A oposição agora não é mais minoria na Casa, será composta por 18 senadores. A frente dela, o senador Álvaro Dias já apontou grandes desafios para o governo federal, como a reforma tributária”, ressaltou. (Foto 3)

Praça do Gaúcho
Braga Côrtes informou que acionou a Prefeitura de Curitiba e Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-PR) sobre a situação da Praça do Gaúcho, que tem sido alvo do crescimento da criminalidade, com assaltos e pichações. “Apesar das câmeras, a marginalidade tomou espaço. Fiz pedidos à Polícia Militar e à Guarda Municipal para que algo seja feito. Precisamos melhorar a segurança não só da Praça do Gaúcho, como de outras praças da nossa cidade”.