Notas de plenário I - Sessão Ordinária de 27 de março
Dragagem
Helio Wirkisbi (PPS), integrante da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Curitiba, informou em plenário sua participação, na terça-feira (26), em audiência pública da prefeitura sobre a elaboração do Plano Diretor de Dragagem. Ele representou os vereadores na atividade e sugeriu que o projeto seja apresentado ao colegiado de Meio Ambiente, presidido por Bruno Pessuti (PSC), antes do início da tramitação na Casa, no próximo mês. “Curitiba será a primeira capital com plano diretor nessa área”, afirmou. (Foto 1)
Cidadania
Foi aprovada em primeiro turno, na sessão desta quarta-feira (27), a concessão de cidadania honorária à artesã, contadora de histórias e poetisa Efigênia Ramos Rolim. O projeto é de autoria da segunda vice-presidente do Legislativo, Julieta Reis (DEM), e a votação final ocorre na próxima semana.
Congratulações
O delegado Rubens Recalcatti, titular da Delegacia de Homicídios, recebeu votos de louvor e congratulações da Câmara de Curitiba. A iniciativa partiu do vereador Mauro Ignacio (PSB), que destaca os 30 anos de dedicação do homenageado à Polícia Civil do Paraná. (Foto 2)
Segurança
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública, Chico do Uberaba (PMN), registrou o recebimento de relatório da Guarda Municipal sobre a Praça Eufrásio Correia, situada em frente à Câmara de Curitiba. Referentes aos últimos 30 dias, os dados serão analisados pelo colegiado.
Universitários I
Acadêmicos da graduação em Ciências Políticas e Relações Internacionais do Centro Universitário Uninter acompanharam a sessão desta quarta-feira (27). Vice-reitor da instituição, o vereador Jorge Bernardi (PDT) saudou os estudantes, que também conheceram as instalações da Casa.
Universitários II
O presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), completou o discurso de boas-vindas: “Até o fato de a pessoa não ter um partido ou ideologia política é fazer política. Fazemos política todos os dias, no trabalho, em casa, e quem diz que não gosta de política será governado por quem gosta”. (Foto 3)
Comemorações
Chicarelli (PSDB) cobrou a reorganização dos eventos promovidos pelo Executivo municipal. Ele disse ser “inadmissível” o excesso de equipamentos de som, por exemplo, disponibilizados pela prefeitura para promover o aniversário da cidade, nesta sexta-feira (29).
Inclusão
Zé Maria ausentou-se da sessão desta quarta-feira (27) para representar a Casa em evento da prefeitura. O Executivo lançou, pela manhã, no Pinheirinho, projeto piloto de serviço de transporte de pessoas com deficiência a consultas médicas. Foram entregues dez micro-ônibus adaptados.
Saúde
Dirceu Moreira (PSL) demonstrou preocupação com o eventual fechamento do Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz, ligado à Aliança Saúde. Ele lembrou que o Bom Retiro já encerrou as atividades e que nova interrupção de serviços seria “muito grave”. O parlamentar também registrou reunião, na terça-feira (26), com diretora do serviço funerário da capital, mote de projeto que ele vai apresentar.
Representação I
Carla Pimentel (PSC) registrou a participação de diversos vereadores, na noite de terça-feira (26), na abertura da 22ª edição do Festival de Teatro de Curitiba. Ela também reforçou que a cerimônia marcou a reinauguração da Ópera de Arame. Ainda na véspera, Jonny Stica (PT) e Jorge Bernardi (PDT) representaram a Casa em reunião do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba).
Representação II
Os vereadores destacaram a participação em reuniões recentes de câmaras temáticas estaduais da Copa do Mundo de 2014. O Professor Galdino (PSDB) participou de atividade da câmara temática do turismo e Bruno Pessuti (PSC), do grupo voltado ao meio ambiente. Já Chico do Uberaba (PMN) esteve em atividade da câmara que tem como foco a segurança para o Mundial. Ele propôs a realização de encontro referente ao tema no Legislativo de Curitiba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba