Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 26 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 26/06/2013 15h15, última modificação 16/09/2021 10h50
PEC 37 I
O presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), destacou a derrubada da Proposta de Emenda à Constituição nº 37 (PEC 37), que limitaria o poder de investigação do Ministério Público. Analisada na terça-feira (25), na Câmara dos Deputados, a matéria foi rejeitada por 430 votos a nove. (Foto 1)

PEC 37 II
“Esta Casa não se furtou do debate sobre a PEC 37 e, por ampla maioria, apoiava a derrubada”, disse Salamuni. O vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) atribuiu o resultado às manifestações populares das últimas semanas.

Homenagem I
Estudantes, religiosas e representantes da comunidade do Colégio Estadual Santo Antônio, do bairro Orleans, acompanharam a aprovação em segundo turno da proposta de lei para denominar um logradouro público da capital de Irmã Catarina Golombek. Falecida em setembro do ano passado, a homenageada dirigia a instituição de ensino. (Foto 2)

Homenagem II
Mauro Ignacio (PSB), autor do projeto, destacou a atuação da Irmã Catarina nas áreas educacional, paroquial e comunitária. “Ela foi referência na educação do Orleans”, afirmou. “Quando se abrem escolas, fecham-se presídios”, completou o presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV).

Desagravo
A Câmara de Curitiba abriu espaço para desagravo da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB-PR) à advogada Tainá Iara Gomes. Segundo a nota lida pelo presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Edward Carvalho, ela sofreu “constrangimentos” enquanto servidora lotada no gabinete do ex-vereador Algaci Tulio (PMDB), em novembro 2011. Tainá acompanhou a manifestação, junto ao procurador-geral da OAB-PR, Andrey Salmazo. (Foto 3)

Drogas
Valdemir Soares (PRB) fez registro sobre o encerramento, nesta quarta-feira (26), com uma caminhada, da 5ª Semana Municipal de Enfrentamento às Drogas. Com o apoio da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, a iniciativa foi mote de sessão solene na Casa, no último dia 19, com a apresentação do plano antidrogas da capital.