Notas de Plenário I - Sessão ordinária de 25 de março

por Assessoria Comunicação publicado 25/03/2015 14h20, última modificação 29/09/2021 10h45

Segurança bancária
O plenário acatou a redação final do projeto que cria o Estatuto da Segurança Bancária, de iniciativa do vereador Paulo Salamuni (PV). O objetivo é consolidar as leis referentes às agências do município, como a obrigatoriedade dos biombos e a proibição ao uso do celular e similares. A proposição, 005.00423.2013, passou pelo “turno extra” porque havia recebido emendas na segunda votação. Ela seguirá para a sanção ou veto prefeitoral.

Abaixo o tabagismo

Os vereadores de Curitiba confirmaram, em segundo turno, a divulgação obrigatória do tratamento gratuito do Sistema Único de Saúde (SUS) a quem deseja parar de fumar (005.00232.2013). O projeto de lei é do vereador Cristiano Santos (PV) e prevê, nos locais em que os produtos fumígenos são comercializados, a afixação de material sobre o serviço. Se sancionada ou promulgada, a norma entrará em vigor 30 dias após a publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

Hospital do Idoso
No início da sessão plenária, o vereador Pedro Paulo (PT) destacou o aniversário do Hospital do Idoso, que completou três anos de existência nesta quarta-feira (25). “A instituição enfrenta desafios, mas já é uma instituição de referência para a cidade e para o Paraná”, enalteceu. Por mês, o Hospital do Idoso Zilda Arns, que só atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é o primeiro hospital municipal de Curitiba.

Aniversário de Curitiba
“Na antevéspera do aniversário de Curitiba, é importante que nós, vereadores, possamos cumprimentar a cidade e seus moradores pelos 322 anos”, declarou Julieta Reis (DEM), defendendo que o “crescimento ordenado” continue sendo uma diretriz no desenvolvimento de Curitiba. “Uma cidade desordenada é triste, pois não sabe onde estará o seu futuro”, disse, afirmando que os parlamentares trabalharão pelo bem do município ao revisarem o Plano Diretor.

Homenagem em logradouro

Foi aprovado em segundo turno o projeto de Mauro Ignácio (PSB) para denominar de Julio César Amaral de Souza a praça esportiva localizada na rua Hermenegildo Lucca, bairro Butiatuvinha (008.00008.2014). Morador do bairro e um dos fundadores da Associação dos Moradores do Conjunto Fernão Dias, o homenageado era servidor municipal e faleceu em 2005, aos 57 anos de idade.

PCdoB I

A Câmara Municipal de Curitiba concedeu votos de congratulações e aplausos ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), pelas comemorações do 93º aniversário da sigla. A proposição, 077.00068.2015, foi da Professora Josete (PT). “Fundado em 1922, o partido é o mais antigo do país. Viveu 60 anos na clandestinidade. Com o fim da ditadura militar, alcançou a legalidade”, defendeu vereadora. “A unidade de ação é sua força.” (Foto 1)

PcdoB II

Receberam o título os militantes do PCdoB Camila Lanes (presidente da União Paranaense dos Estudantes, Upes), Celia Regina Piontkievicz (coordenadora financeira da União Brasileira de Mulheres, UBM), Felipe Barreto (presidente da União da Juventude Socialista, UJS), Luiza Lourenço, Miriam Zampiri Santos e Paulo Roberto Noernberg. (foto 2)

Três votações I

Ao responder uma questão de ordem formulada por Tico Kuzma (PROS), o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Ailton Araújo (PSC), afirmou que os vereadores terão até três oportunidades consecutivas para eleger, amanhã, o ouvidor de Curitiba. Pela regra, só será declarado vencedor quem obter 20 votos – como são três candidatos, e 38 votantes, pode ocorrer de a marca não ser obtida na primeira tentativa.

Três votações II

“Se os vereadores não decidirem por um dos três candidatos nessas votações consecutivas, julgarei que o plenário prefere que seja reaberto o processo eleitoral. Nesse caso, não haverá vencedor, reiniciaremos a eleição, e os atuais escolhidos poderão concorrer novamente”, afirmou Araújo (leia mais sobre a eleição da Ouvidoria de Curitiba).

Reeleição Cury

Jorge Bernardi (PDT) parabenizou Helio Cury pela reeleição à presidência da Federação Paranaense de Futebol (FPF). O vereador destacou que o vice da chapa é o secretário municipal do Urbanismo, Reginaldo Cordeiro. “O futebol paranaense, em todas suas categorias, está em boas mãos. Meus votos são de muito sucesso”, disse. Ele também registrou disputas do processo: “Os advogados da chapa conseguiram derrubar liminares que impediriam a disputa”. Foto 3