Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 25 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 25/06/2013 14h50, última modificação 16/09/2021 10h48
Subprefeituras I
Dirceu Moreira (PSL) defendeu a criação de subprefeituras na capital, que teriam orçamento próprio. Ele apresentou requerimento de sugestão ao Executivo municipal, aprovado na sessão, para ampliar a atuação das administrações regionais.

Subprefeituras II
O vereador disse que as administrações regionais são responsáveis apenas por atividades de manutenção e pequenas obras. “Como subprefeituras, com orçamento próprio, elas teriam mais autonomia”, completou. Na avaliação de Moreira, a atuação contra as enchentes da última semana, por exemplo, seria beneficiada.

Mobilidade I
Foi aprovada sugestão de Zé Maria (PPS) ao Executivo municipal referente à mobilidade urbana. O requerimento solicita a implantação de ciclovias nas avenidas de Curitiba que possuam canteiro central. Ele havia apresentado a ideia sob projeto de lei, retirado após parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. (Foto 2)

Mobilidade II
Para Zé Maria, as ciclovias nos canteiros centrais podem interligar a cidade e trazer mais segurança a quem se desloca com a bicicleta. O parlamentar também afirma que a iniciativa vai gerar economia ao município, que aplica recursos na manutenção desses espaços.

Utilidade pública
Foi aprovado em segundo turno o projeto de lei que declara o caráter de utilidade pública do Ypiranga Foot Ball Club, entidade esportiva fundada em 1930, cuja indicação foi feita pelo vereador Jairo Marcelino (PSD). (projeto 014.00012.2013)

Logradouro
Por iniciativa do vereador Colpani (PSB), uma das vias públicas de Curitiba receberá o nome de James Antônio Camacho Stimamilio Júnior, popularmente conhecido como o "Carteiro ligeirinho" (projeto 009.00028.2013). Os vereadores Cristiano Santos (PV) e Valdemir Soares (PRB) fizeram uso da palavra para também enaltecer o homenageado. De acordo com Colpani, James foi considerado o carteiro mais rápido do Brasil e do mundo.
 
Adiamento
Foi adiado por três sessões o projeto que declara a utilidade pública da Associação Inter-Religiosa de Educação (Assintec), entidade fundada em 1973 (014.00015.2013). O projeto é de autoria do presidente da Casa, vereador Paulo Salamuni (PV).