Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 24 de Fevereiro de 2014

por Assessoria Comunicação publicado 24/02/2014 13h10, última modificação 22/09/2021 08h32

Greve de ônibus
“Nós não queremos a greve, mas Curitiba pode amanhecer sem transporte coletivo na quarta-feira (26)”, alertou o vereador Rogério Campos (PSC), membro do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ônibus (Sindimoc). “Amanhã haverá uma assembleia geral, às 20 horas, para que essa decisão seja tomada”, adiantou o parlamentar. Durante a sessão, ele também destacou a presença do vereador Valmir Soares (DEM), o “Rock”, de Piraquara, no plenário.

Subsídio da tarifa
O vereador Professor Galdino (PSDB) interrompeu a sessão para elogiar a renovação do subsídio do governo do Paraná para o transporte de Curitiba e Região Metropolitana. “Beto Richa mostra que está distribuindo recursos sem deixar que partidos políticos interfiram nessa questão”, disse o parlamentar.

Minuto de silêncio I
Os vereadores de Curitiba guardaram um minuto de silêncio em respeito aos mortos durante as recentes manifestações populares na Ucrânia. O gesto foi um sinal de respeito às vítimas e ao cônsul honorário do país europeu em Paranaguá, Mariano Tchaikovsky, apresentado em plenário pelo vereador Chico do Uberaba (PMN).

Minuto de silêncio II
“Eu quero agradecer o minuto de silêncio. O povo impôs a sua vontade e o presidente foi deposto do poder. As novas eleições serão realizadas no dia 25 de maio, mas infelizmente houve vítimas”, comentou o cônsul honorário da Ucrânia. O presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), frisou que a Câmara de Curitiba é uma “casa de liberdade”. “Para nós a liberdade e a democracia são bens caros e somos solidários a todos que sofrem opressão”, disse o parlamentar.

Armazéns da Família I
O líder do prefeito no Legislativo, vereador Pedro Paulo (PT), informou ao plenário que repassará a Chicarelli (PSDC) a resposta formal da Secretaria Municipal do Abastecimento (Smab) sobre o funcionamento dos Armazéns da Família. “É sobre a suposta denúncia que os armazéns estariam vendendo produtos vencidos. No documento, é explicado como funciona esse serviço e que o leite em questão não estava vencido”, disse.

Armazéns da Família II
“O lote do leite em questão foi comercializado até uma semana antes do seu vencimento, sendo depois doado à Fundação de Ação Social (FAS). Em respeito à população, divulgou-se com destaque o prazo de validade do produto, para que os beneficiários do programa não fossem e não se sentissem lesados”, diz a carta assinada por Marcelo Zanchi, diretor de abastecimento da Smab.

Torneio de robótica
O vereador Cristiano Santos (PV) destacou, em plenário, a participação de três equipes de Curitiba, montadas na rede municipal de ensino, no torneio de “Nature’s Fury”, promovido pela The Fist Lego League. Sábado e domingo foram realizadas as etapas finais da competição, que reuniram 200 mil jovens na faixa dos 10 a 15 anos, de escolas públicas e particulares. As equipes curitibanas saíram das Prefeito Omar Sabbag, Papa João XXIII e Coronel Durival Britto e Silva.

Secundaristas
A posse da nova diretoria da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), hoje, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, foi comentada em plenário pelo vereador Bruno Pessuti (PSC). Com a solenidade, assume a direção da entidade Camila Lanes.