Notas de Plenário I - Sessão ordinária de 23 de abril

por Assessoria Comunicação publicado 23/04/2013 14h35, última modificação 15/09/2021 09h39

Fiscalização I
Chicarelli (PSDC) usou o horário do pequeno expediente para comunicar a Casa sobre sua fiscalização nas unidades de saúde que estendem seu horário de atendimento até às 22h. Nesta segunda-feira (22), por exemplo, o vereador esteve no posto de saúde da Vila Camargo, no Cajuru, onde, segundo ele, parte dos servidores cumprem dupla jornada de trabalho, como o guarda-municipal e a equipe odontológica. (Foto 1)

Fiscalização II
O parlamentar também relatou que, durante as visitas às unidades de saúde, tem presenciado funcionários em desvio de função, como uma agente comunitária que trabalhava na recepção do posto da Vila Camargo. Chicarelli cobrou do município a nomeação de concursados e realização de novos concursos públicos para o preenchimento de vagas, a fim de melhorar a qualidade do atendimento da prefeitura. “Vou continuar fiscalizando. É uma cobrança minha. Faço para colaborar, para ajudar aquelas pessoas que dependem do sistema público de saúde”, concluiu.  

Jubileu de Ouro
O plenário aprovou votos de congratulações e aplausos ao Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração, que completa 50 anos de fundação em maio. A homenagem à instituição, localizada no bairro Pinheirinho, é do líder do prefeito, Pedro Paulo (PT). “A Câmara rende as homenagens e o reconhecimento ao seu corpo profissional e diretivo pelo trabalho exemplar realizado em prol da cidade de Curitiba”, justificou.

Homenagens
Dois projetos de lei que homenageiam personalidades conhecidas na história de Curitiba também foram acatados pelos parlamentares em primeiro turno. A primeira proposição, de Jorge Bernardi (PDT), concede o nome de Edson Feltrin a bem público não especificado. O outro projeto, de Tito Zeglin, nomeia logradouro de Floriano Plombon.

Vinada Cultural I
O líder do PPS, Helio Wirbiski, convidou os vereadores para participarem da Vinada Cultural, que acontecerá no próximo sábado (27), no Passeio Público. O evento, que será realizado do meio-dia às 18h, reunirá 10 dos mais famosos cachorros-quentes de Curitiba. Parte da arrecadação com a venda será destinada à Associação Amigos do Hospital das Clínicas.

Vinada Cultural II
Durante o evento também serão promovidos shows com artistas locais e o lançamento do livro “Parques e Bosques Urbanos de Curitiba”, da paisagista e arquiteta Maria Cecília Giuliano. A Vinada Cultural é uma iniciativa do movimento “Ocupe o Passeio Público”, que tem o apoio da Câmara de Curitiba, através da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas.

Regularização I
O segundo secretário da Casa, Serginho do Posto (PSDB), informou que participou da entrega de escrituras para 243 famílias que moram nas Vilas Cajuru V, Cajuru IX e Solitude II, no bairro Cajuru. O evento foi realizado nesta segunda-feira (22) pela Prefeitura de Curitiba. As três áreas, onde moram 507 famílias, foram regularizadas pela Cohab. (Foto 2)

Regularização I

“A entrega dessas escrituras caracteriza um avanço no plano municipal de regularização fundiária. Parabenizo o prefeito Gustavo Fruet pela iniciativa, que garante que essas famílias deixem de ser ocupantes irregulares para serem donas de seus imóveis”, disse. De acordo com Serginho do Posto, os vereadores Chicarelli (PSDC), Chico do Uberaba (PMN) e Cristiano Santos (PV) também participaram da cerimônia.

Tribuna Livre I

O líder do PSC, vereador Mestre Pop, utilizou a tribuna para divulgar a realização da Tribuna Livre desta quarta-feira (24), que receberá o presidente do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF/PR), Antonio Eduardo Branco. Segundo o parlamentar, um dos temas a ser debatido é a presença de profissionais de educação física nas academias ao ar livre de Curitiba. (Foto 3)

Tribuna Livre I
Mestre Pop alertou para o risco a que as pessoas se expõem ao praticar exercícios sem a devida orientação. “Há uma normativa do CREF de que todo exercício físico em aparelho de ginástica seja acompanhado por profissional de educação física. Se para uma pessoa saudável fazer exercícios de maneira incorreta já pode ser prejudicial, quanto mais para aquelas com doenças crônicas, como as hipertensas, por exemplo”.