Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 20 de maio

por Assessoria Comunicação publicado 20/05/2014 14h55, última modificação 24/09/2021 07h51

Barão do Serro Azul
O vereador Chico do Uberaba (PMN) lembrou na sessão desta terça-feira (20) os 120 anos de falecimento de Ildefonso Pereira Correia, conhecido como Barão do Serro Azul. O ruralista e político paranaense foi um dos fundadores e primeiro presidente da Associação Comercial do Paraná, quando da sua inauguração, em 1º de julho de 1890. (Com foto)

Corrupção I
Chico do Uberaba falou ainda sobre a situação política do Brasil, classificada por ele como um “mar de lama”. O vereador questionou a decisão do Supremo Tribunal Federal em liberar os presos da operação “Lava Jato”. Uberaba se disse preocupado com a “corrupção que assola o país” e com o “país que estamos preparando para o futuro”, disse.

Corrupção II
No final da sessão plenária, o vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) registrou a decisão do ministro Teori Zavascki, que decidiu manter as prisões, enviando ofício à 13ª Vara Federal de Curitiba comunicando a medida.

Enfermagem
O presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), informou que esteve na manhã desta terça-feira nas comemorações pelos 60 anos de abertura do curso de Enfermagem, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC – PR).

Direito
Salamuni também deu as boas-vindas aos alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná e da PUC – Pr, que estiveram visitando o Legislativo durante a sessão plenária desta terça (20). O presidente explicou aos estudantes o funcionamento das votações da Câmara Municipal.

Dia do Pedagogo
O líder do prefeito na Casa, vereador Pedro Paulo (PT), destacou em plenário o Dia do Pedagogo, comemorado neste 20 de maio. Segundo o vereador, é preciso valorizar os profissionais que vivem em função da educação “para tornar o país mais cidadão”.

Guia turístico
O lançamento do guia turístico “Curta Santa Felicidade”, na segunda-feira (19), foi comentada pelo vereador Colpani (PSB). Segundo o parlamentar, o lançamento contou, ainda, com a presença de Jairo Marcelino (PSD), Mauro Ignacio (PSB) e Pedro Paulo (PT). A publicação reúne informações sobre mais de 50 estabelecimentos da região, nas áreas de culinária, cultural, artesanato, vinhos, cafés e chocolates.

Intolerância religiosa
Carla Pimentel (PSC) informou aos vereadores que representou a Câmara de Curitiba, na segunda-feira (19), em Brasília, no I Simpósio Sul-Americano de Liberdade Religiosa e Cidadania, no Congresso Nacional.