Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 2 de Outubro

por Assessoria Comunicação publicado 02/10/2013 14h40, última modificação 20/09/2021 11h41
Cuca
O plenário confirmou, em segunda votação, a concessão do título de vulto emérito de Curitiba ao treinador do Clube Atlético Mineiro, Alexi Stival, mais conhecido como Cuca. O projeto de lei é de autoria de Mauro Ignacio (PSB). “[Cuca] é nascido e criado em Santa Felicidade, e este ano, comandando o Atlético Mineiro, conquistou a Libertadores da América. Será homenageado durante as comemorações dos 135 anos do bairro”, informou o vereador.

Maestro
Outra honraria que será entregue pelos vereadores é o título de cidadão honorário de Curitiba ao maestro Paulo Sérgio Torres Pereira. O projeto de lei foi aprovado em primeiro turno nesta quarta-feira (02). “O maestro é um dos mais competentes e preparados músicos do nosso estado. Seu currículo é extenso, o que lhe dá a condição especial de receber esse título”, agradeceu Julieta Reis (DEM), que protocolou a iniciativa.

Módulos
Diversos requerimentos também foram acatados no Legislativo, entre eles o de Rogério Campos (PSC), para que a prefeitura implante módulos da Guarda Municipal  desvinculados das regionais da capital. “A solicitação visa melhores condições de trabalho aos nossos guardas. O pedido também é da população e dos comerciantes”, diz a justificativa.

Árvores
Outra proposição aprovada é de Aldemir Manfron (PP), que sugere ao Executivo a criação de meios para estimular o plantio e conservação de árvores no município. “Em outras cidades é cedida à iniciativa privada a possibilidade de realizar a implantação de jardinetes em logradouros públicos, cabendo-lhes a manutenção destes em troca de publicidade. Com este incentivo geraremos redução de gastos e incentivaremos o surgimento de novos espaços ambientais”, explica o vereador.  

Armazém da Família
Mestre Pop (PSC) conseguiu a aprovação da Câmara Municipal a requerimento de sua autoria que sugere à prefeitura a implantação de convênio com todos os vales-alimentação no programa Armazém da Família. “Esta é uma antiga reivindicação. Os Armazéns e Mercadões da Família, instituídos pelo Fundo de Abastecimento Alimentar, não aceitam grande parte dos vales recebidos pelos trabalhadores da capital”.  

Educação no trânsito
Cinco requerimentos do líder do PDT, Jorge Bernardi, também receberam a aprovação do Legislativo. Entre as proposições que sugerem ao Executivo a criação de projetos e execução de diversas obras, destaca-se a que prevê a criação de uma escola prática de educação para o trânsito, destinada aos alunos do ensino fundamental. A ideia, conforme o vereador, é que o programa seja implantado nas regionais, de forma “descentralizada”.