Notas de Plenário I - Sessão ordinária de 2 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 02/06/2014 12h20, última modificação 24/09/2021 09h57

Guarda Municipal I
O presidente do Sigmuc (Sindicato da Guarda Municipal de Curitiba), Luiz Vecchi, esteve na Câmara Municipal nesta segunda-feira para reclamar da “demora” do Executivo em apresentar o novo plano de carreiras e salários da categoria. “A Guarda está cansada de esperar. São mais de 25 anos em que os salários são prejudicados pelos malfeitos de outras gestões”, desabafou. (Foto 1)

Guarda Municipal II
O líder do prefeito na Casa, Pedro Paulo (PT), assegurou que o compromisso do Executivo com a categoria está sendo respeitado. O vereador informou que a mensagem do prefeito, que contempla a reformulação do plano de carreira da Guarda Municipal, será apresentada oficialmente nesta segunda-feira (2), às 14h, na sala da Presidência do Legislativo. (Foto 2)

Guarda Municipal III
Luiz Vecchi pediu ainda aos parlamentares a observação de um minuto de silêncio pelo falecimento de três servidores da Guarda Municipal. Segundo Vecchi, dois deles vítimas de enfarto e outra em decorrência de acidente de trânsito. Durante o debate sobre a Guarda, o vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) também pediu atenção ao projeto de lei que trata de aposentadoria especial para os servidores da Guarda (001.00001.2013). (Foto 3)

Visita
O presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), registrou a presença de alunos do 5º ano da Escola Bandeirantes. O convite para a visita foi do vereador Cristiano Santos, também do PV. (Foto 4)

Cartão transporte I
A necessidade de ampliação dos postos para recarga do cartão transporte em Curitiba foi comentada em plenário pelo vereador Bruno Pessuti (PSC). “Na nossa cidade são apenas sete os pontos de recarga, além da internet, que demora pelo menos três dias para liberar os créditos”, comentou. (Foto 5)

Cartão transporte II
Bruno Pessuti também defendeu a implantação do sistema de bilhete único na capital. De acordo o vereador, a experiência da cidade de São Paulo já demonstra que o sistema é viável e não trará prejuízo, como alegam as empresas que operam o transporte coletivo da cidade. “Se em São Paulo funciona, por que Curitiba ainda teima em não implantar?”, questionou Bruno Pessuti.

Acessibilidade
A reunião da Comissão de Acessibilidade da Câmara, realizada na última quinta-feira (29), foi comentada em plenário pelo vereador Zé Maria (SDD), presidente do colegiado. Os vereadores fizeram vistoria no prédio do Legislativo, a fim de encontrar pontos que necessitam de acertos. O presidente do Legislativo, Paulo Salamuni, afirmou que é um “compromisso” dos vereadores atender as normas de acessibilidade.

Registros
Chico do Uberaba (PMN) registrou o aniversário de 80 anos do Armazém Santana, o mais antigo em funcionamento de Curitiba. Mestre Pop (PSC) também salientou as oito décadas de funcionamento do Colégio Estadual Professora Maria Gai Grendel. Tico Kuzma (PROS) informou que a convenção estadual do seu partido será no próximo dia 10 de junho, em Maringá.

Pedestres
Foi adiada por três sessões, a pedido da vereadora Professora Josete (PT), o projeto de lei de sua autoria que normatiza a sinalização de segurança para pedestres na entrada e saída de estacionamento, como faixas para pedestres, sinalizadores e alerta e placas de sinalização.

Utilidade pública
Foi aprovado, em primeiro turno, projeto de lei do vereador Tiago Gevert (PSC) que declara de utilidade pública a Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano. Também aprovada, em primeiro turno, proposição que dá o nome de Maestro João Kozak a um logradouro público ainda não nominados. A proposta foi do vereador Mauro Ignacio (PSB).