Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 2 de abril

por Assessoria Comunicação publicado 02/04/2014 16h00, última modificação 23/09/2021 08h37

Casas Noturnas
Foi acatado, em segunda votação, o projeto do Professor Galdino (PSDB) para revogar a lei municipal nº 10.522/2002, que obriga às casas noturnas e similares, com capacidade superior a 500 pessoas, a instalação de porta eletrônica de segurança (equipada com detector de metais). O autor argumenta que a norma não é cumprida e que o dispositivo poderia dificultar a evacuação do estabelecimento (005.00292.2013), em situação de emergência. A matéria seguirá à sanção ou veto do prefeito Gustavo Fruet.

Denominação de Logradouro

O plenário aprovou, em primeiro turno, iniciativa de Pier Petruzziello (PTB) para denominar logradouro público em homenagem a Flavio Lisboa da Silva (009.00048.2013). O vereador argumenta que o gaúcho, falecido em 2009, “foi  curitibano de coração”. “Por onde andasse, pelos cantos do mundo, sempre proclamava seu amor e narrava com paixão as belezas de Curitiba”, afirma o texto.

Viaduto Estaiado I

Jorge Bernardi (PDT) criticou o Viaduto Estaiado e ironizou a denominação da obra, na Avenida das Torres. “É um plágio vergonhoso, que está custando mais de R$ 140 milhões aos cofres públicos”, disse. Ele pediu a colaboração dos colegas e sugeriu nomes como viaduto da Vergonha, Feio, Torto, Elefante Marrom, do Ali Babá, Estapafúrdio e do Dinheiro Público Jogado Fora, dentre outros. (Foto 1)

Viaduto Estaiado II
“Vamos achar um nome para o viaduto”, afirmou Bernardi, em referência ao projeto de Tico Kuzma (PROS) que autorizaria à Prefeitura de Curitiba a concessão de naming rights (leia mais). Julieta Reis (DEM) rebateu as declarações e sugeriu o protocolo de requerimento com as indicações de denominação: “É uma obra de arte da arquitetura paranaense, resultado do PAC da Copa e muito importante para a mobilidade de Curitiba”. (Foto 2)

Desapropriação
O vereador Mauro Ignacio (PSB) protocolou pedido de informações ao município sobre o processo de desapropriação de área particular, com o objetivo de concluir as obras na rua Padre Ladislau Kula, no bairro Santo Inácio. Segundo ele, um trecho de 80 metros da via citada não foi revitalizado, por se tratar de propriedade privada. “Por não ter recebido nova camada asfáltica, ocorre uma forte trepidação quando da passagem de veículos pesados, causando danos estruturais nas residências próximas”, justificou.

Feira do Brás

Chico do Uberaba (PMN) lembrou que será feita amanhã (3) a segunda reunião do grupo de trabalho que debate a regulamentação das feiras itinerantes. Ele disse que a atividade será realizada às 16h, na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), com representantes de diversas entidades, como da Receita Federal e Estadual. “A Feira do Brás Itinerante está causando transtornos ao comércio da cidade”, declarou o vereador. (Foto 3)

Solenidade de Posse
Sabino Picolo (DEM) fez convite à posse de Paulo Schmidt como secretário estadual de Educação. A solenidade será amanhã, às 11h, no Salão de Atos do Palácio Iguaçu. Schmidt já foi secretário municipal da Educação e de Recursos Humanos, além de presidente da Urbs. (Foto 4)

Audiências Públicas
Carla Pimentel destacou a realização de audiência pública, às 14h de amanhã (3), sobre os Oito Objetivos do Milênio, mote de comissão especial aprovada ontem, de sua proposição. Já o presidente, Paulo Salamuni (PV), reforçou a realização, pela Prefeitura, das audiências públicas para a discussão das diretrizes ao orçamento para 2015. O evento de hoje será na administração regional da CIC, às 19h.