Notas de plenário I - Sessão Ordinária de 1º de abril

por Assessoria Comunicação publicado 01/04/2013 15h25, última modificação 14/09/2021 09h56

Linha Verde I
O primeiro vice-presidente da Câmara de Curitiba, Tito Zeglin (PDT), usou a palavra na sessão desta segunda-feira (1º) para solicitar providências quanto ao problemas do tráfego na Linha Verde. “Ela foi criada para unir a cidade, mas a dividiu mais ainda. Em 91 dias da nova gestão, ainda não foram apresentadas soluções”, disse. O vereador criticou os pontos de congestionamento e com interrupções devido a obras, além da fiscalização quanto à circulação de caminhões. (Foto 1)

Linha Verde II
De segunda a sexta-feira, caminhões com carga acima de sete toneladas são proibidos de trafegar em trecho da Linha Verde das 7h às 10h e entre 17h e 20h. Em todos os horários, a circulação só pode ocorrer pela faixa da direita. Zeglin também destacou que, durante a construção da via, comissão formada por 11 vereadores apresentou sugestões ao Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (IPPUC), como a criação de viadutos. Para o líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), o debate deve ser aprofundado na Comissão de Urbanismo e Obras Públicas.

Cidadania I
A aprovação em segundo turno do projeto de lei que concede a cidadania honorária de Curitiba à artista Efigênia Ramos Rolim, gerou debate sobre a produção cultural da homenageada. Aos 90 anos de idade, natural de município de Minas Gerais, ela se destaca como artesã, contadora de histórias, poeta, assobiadora e performer.

Cidadania II
A autora da proposição, a segunda vice-presidente do Legislativo municipal, Julieta Reis (DEM), comparou a relevância de Efigênia como artista popular local à de Arthur Bispo do Rosário, conhecido nacionalmente. A vereadora também citou trecho do livro “A viagem de Efigênia Rolim nas asas do peixe voador”, de Dinah Ribas Pinheiro, que define a futura cidadã honorária da capital como “costureira de lixo”, pela utilização de papeis de bala e outras embalagens plásticas como matéria-prima para a confecção de objetos diversos, como roupas. (Foto 2)

Violência
Jorge Bernardi (PDT) usou a palavra na tribuna para chamar a atenção para índices de violência divulgados na semana passada pelo jornal “Folha de S. Paulo”. Segundo ranking veiculado pela publicação, Curitiba é a sétima cidade do país com mais homicídios por 100 mil habitantes. A taxa é de 55,9 mortes. Já a de Maceió (AL), que ocupa a primeira posição, é de 110. (Foto 3)

Obras
Helio Wirbiski (PPS) destacou o início das obras, nesta segunda-feira (3), na rua Coronel José Carlos de Oliveira, no bairro Uberaba. O parlamentar havia apresentado requerimento, no último dia 19, em que solicitava ao prefeito Gustavo Fruet medidas judiciais contra a empresa que executou recuperação asfáltica no logradouro, devido à “má qualidade” do material utilizado.

Hemodiálise
Felipe Braga Côrtes (PSDB) usou o espaço destinado às lideranças partidárias e apontou a “situação crítica” na oferta de hemodiálise nas clínicas da capital conveniadas ao SUS, devido à ausência de repasse de verbas de convênio com o Ministério da Saúde, referente a novembro e dezembro de 2012. O líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), disse que é necessário o envio de nova mensagem do Executivo municipal para solicitar a abertura de crédito, e que deve atualizar, nesta terça-feira (2), as informações referentes à saúde. Braga Côrtes também questionou a limpeza de parques e praças, para que os novos contratos sejam efetivados “o quanto antes”.

Congratulações
O enfermeiro e servidor Luiz Eugênio Miranda, novo presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), recebeu na sessão desta segunda-feira (1º), votos de congratulações e aplausos da Câmara Municipal de Curitiba. A proposição partiu do vereador Dirceu Moreira (PSL). O homenageado agradeceu os vereadores pela aprovação, na legislatura anterior, da carga horária de 30 horas semanais para a categoria no funcionalismo público municipal, antecipando-se ao debate nacional. (Foto 4)

Representação
A líder da oposição, Noemia Rocha (PMDB), registrou em plenário a realização da Assembleia do Conselho de Pastores-Presidentes (CPP) da Convenção das Igrejas Evangélicas da Assembleia de Deus no Estado do Paraná (CIADEP). Ela vai representar a Câmara Municipal de Curitiba na atividade, que ocorre esta semana, em São José dos Pinhais. Já entre 9 e 12 deste mês, será realizada convenção nacional da igreja, em Brasília.

Álcool

Noemia também fez alerta sobre os malefícios causados pelo consumo de bebidas alcoólicas. Ela citou reportagem do jornal “Metro”  sobre os prejuízos do álcool à beleza, principalmente para as mulheres e mesmo com pequenas doses. “É um incentivo para a mulher parar de beber, para evitar o envelhecimento”, afirmou.

Lançamento
O presidente do Legislativo municipal, Paulo Salamuni (PV), fez registro sobre o lançamento, nesta quarta-feira (3), do livro “"O Direito Coletivo, a Liberdade Sindical e as Normas Internacionais", que tem como um dos organizadores o advogado e ex-vereador André Passos (PT). O evento ocorre às 19h, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Requerimentos I
Os vereadores aprovaram, na sessão desta segunda-feira (1º), requerimentos de votos de congratulações e aplausos ao presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), Darci Piana, e ao Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Guabirotuba, por meio do presidente da entidade, Iron Aires. As proposições foram apresentadas, respectivamente, pelo presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), e pelo vereador Helio Wirbiski (PPS).

Requerimentos II
Também foram aprovadas, dentre outros requerimentos, sugestões ao Executivo municipal para a troca dos computadores da Secretaria Municipal do Urbanismo, proposta do Chicarelli (PSDC); para a implantação de serviço específico aos amputados no programa de Fisioterapia da atenção básica de Curitiba, sugerida por Pier Petruzziello (PTB), e para a reativação do projeto Piá, por meio do vereador Rogério Campos (PSC).