Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 19 de fevereiro
Hospital no CIC
Dirceu Moreira (PSL) pediu apoio dos vereadores para negociar, junto à Prefeitura de Curitiba, um terreno ao lado do Hospital São Vicente, na CIC. O espaço, segundo Moreira, serve para a ampliação do hospital que hoje dispõe de 40 leitos destinados a pacientes das Unidades 24 horas. Com a ampliação, o hospital disporia de 100 vagas para atendimento oncológico, através da Fundação de Estudos das Doenças do Fígado. (Foto 1)
Câncer de mama
A portaria 1253/13 do Ministério da Saúde, que dificulta o acesso à mamografia para mulheres com menos de 50 anos, foi motivo de protesto do vereador Tico Kuzma (PROS). O parlamentar manifestou apoio às instituições que trabalham pela prevenção, diagnóstico e combate ao câncer de mama. (Foto 2)
Feiras itinerantes I
Tico Kuzma chamou a atenção também para as chamadas feiras itinerantes do Brás, que são realizadas em Curitiba. “Recebemos diversas reclamações de que veículos de televisão estariam fazendo propaganda dessas feiras e divulgando produtos a preços baixos, que provavelmente são piratas ou contrabandeados”, declarou.
Feiras itinerantes II
Cristiano Santos (PV) disse que também foi procurado, por conta de seu trabalho na televisão, para fazer publicidade destas feiras. “Não aceitei a proposta e reafirmo meu compromisso em defender os comerciantes que pagam seus impostos e trabalham de maneira correta, mas que acabam sendo prejudicados”, completou. (Foto 3)
Copa do Mundo
O presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), comemorou a confirmação de Curitiba como sede da Copa do Mundo – FIFA 2014. “Vamos reverter esse processo e provar que, no conjunto, conseguiremos acabar todas as obras e o estádio para os jogos”, afirmou. (Foto 4)
Visita ao Legislativo
Os vereadores Pier Petruzziello (PTB) e Chico do Uberaba (PMN) recepcionaram em plenário, nesta quarta-feira, o ex-delegado-geral da Polícia Civil Paraná, Jorge Azor Pinto.
Discussão
Apesar de o líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), já ter rebatidos críticas feitas nos dias anteriores, hoje, em plenário, o vereador Chico do Uberaba (PMN) voltou a reclamar da articulação dos partidos que compõem a Comissão de Segurança e Direitos Humanos.
Feriados I
A Associação Comercial do Paraná (ACP) distribuiu ofício aos vereadores, no início da sessão de hoje, contrário aos feriados em dias de jogos da Copa do Mundo em Curitiba. Segundo o documento, o posicionamento é corroborado pelas principais associações de bairro do município. A entidade alega que os prejuízos ao setor produtivo e na arrecadação de tributos seriam maiores que os gastos com as obras da Arena da Baixada.
Feriados II
“Além dos feriados normais no mês de junho, temos os feriados já decretados nos dias de jogos da seleção brasileira. Se a Câmara Municipal votar mais três feriados municipais, teremos em junho, somados os finais de semana, mais dias parados que trabalhados”, justifica a ACP. “Somos obrigados a afirmar que é melhor não ter Copa em Curitiba se tivermos os feriados municipais.”
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba