Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 18 de setembro

por Assessoria Comunicação publicado 18/09/2013 13h00, última modificação 20/09/2021 09h20

Impostos cobrados

Os vereadores foram convidados para participarem de um evento da Associação Comercial do Paraná (ACP), neste sábado (21), sobre o impacto dos impostos na composição dos preços cobrados no Brasil (“Feirão do Imposto”, a ser realizado em frente ao prédio da ACP no centro de Curitiba). O convite foi feito por Henrique Domakoski, da diretoria executiva da ACP, trazido ao plenário pelo vereador Chico do Uberaba (PMN).

Pedido negado

Foi rejeitado pelo plenário um pedido de reavaliação de parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação sobre projeto da Professora Josete (PT). A proposição previa a criação de uma comissão no Município para atender as demandas decorrentes de concurso público, mas o colegiado de Legislação entendeu que se trata de uma prerrogativa exclusiva do Executivo a criação de estruturas no poder público. O plenário confirmou a decisão.

Justificativas

Durante a sessão desta quarta-feira (18), o vereador Tico Kuzma (PSB) pediu que, em vez de serem apenas votadas as justificativas das faltas, estas tivessem seu teor lido. Ele anunciou que votaria a favor dos documentos nesta semana, mas iria reavaliar seu posicionamento nas próximas votações. Hoje, para uma falta não ser revertida em desconto no subsídio do parlamentar, a justificativa tem que ser aprovada em plenário.

Pavimentação

Foi aprovado em plenário o encaminhamento de uma sugestão ao Executivo para a revitalização do pavimento da rua Professor Wenceslau Muniz. O autor da proposição é o vereador Bruno Pessuti (PSC), mas durante a discussão, Dirceu Moreira (PSL) lembrou que já apresentou emenda ao orçamento deste ano para essa obra (ainda não executada).

Sugestões à LOA

Ao debaterem a pavimentação, o líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), pediu aos demais parlamentares que não apresentem mais requerimentos sugerindo a inclusão de obras na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2014. “Neste mês a LOA chega na Câmara de Curitiba, então os vereadores poderão fazer as emendas direto no orçamento. Caso contrário, os requerimentos vão valer para 2015”, afirmou.

Mudanças no Legislativo I

O vereador Valdemir Soares (PRB) questionou o presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), sobre o andamento da reforma do Palácio Rio Branco, da instalação da TV Câmara, da otimização de pessoal e estrutura dos gabinetes, da realização de sessões itinerantes e a colocação do painel de votação, que foram prometidos no início da atual gestão. “Gostaríamos de uma posição do senhor, que é uma pessoa muito democrática”, ressaltou Soares. As perguntas foram ratificadas por Zé Maria (PPS) e Aldemir Manfron (PP).

Mudanças no Legislativo II

Felipe Braga Côrtes (PSDB) falou sobre as sessões itinerantes. Ele disse que esteve com Chico do Uberaba (PMN) e Helio Wirbiski (PPS) na Associação Comercial do Paraná (ACP) para apresentar seus projetos. “Às terças-feiras são feitas câmaras temáticas. Lá foi cobrado, pelo vice-presidente, a promessa de que a primeira sessão itinerante poderia ser na Associação Comercial. O vereador Chico estava lá, tivemos uma interação maravilhosa, pudemos apresentar nossos projetos. Fica aqui o pedido para que se faça uma sessão itinerante na ACP”, registrou Braga Côrtes.

Mudanças no Legislativo III

Salamuni lembrou que o processo para a montagem da TV Câmara está em andamento. O presidente do Legislativo disse que fará uma apresentação aos parlamentares sobre estas questões. “Trarei resposta a todas estas indagações. Esta Executiva trabalha para agilizar estes projetos”, garantiu.