Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 18 de novembro
Publicidade
Tico Kuzma (PROS) solicitou novo adiamento do projeto de sua iniciativa que trata da divulgação, na própria peça veiculada, do valor gasto com a publicidade oficial da Câmara, da prefeitura e órgãos da administração direta e indireta do município (005.00031.2013). A matéria retornará à pauta do plenário após dez sessões, considerada a de hoje. Segundo o autor, o pedido foi apresentado devido à falta de consenso entre os vereadores.
Logradouros
Foi confirmada, em segundo turno, a aprovação do projeto de lei do Executivo que amplia o programa de adoção de logradouros públicos (005.00303.2013). Com a alteração na lei municipal 11.642/2005, a iniciativa também será voltada a pessoas físicas. A norma vigente contempla apenas entidades, associações e pessoas jurídicas.
Utilidade
A Câmara de Curitiba aprovou, em primeira votação, projeto de lei que concede a utilidade pública municipal à Associação Comunitária do Uberaba (Ascoube) (014.00027.2013). A proposição é do vereador Beto Moraes (PSDB). (Foto 2)
Audiência I
A Professora Josete (PT) reforçou convite para a audiência pública da Câmara de Curitiba, nesta sexta-feira (22), a partir das 14h, alusiva ao Dia da Consciência Negra. Intitulado “Construção da Igualdade Racial na Perspectiva de Gênero, Saúde, Educação, Trabalho e Cultura”, o evento reunirá representantes do Executivo, Legislativo e movimento negro. (Foto 3)
Audiência II
“O objetivo do debate é garantir a ampliação das políticas públicas para a igualdade racial”, disse a vereadora. Josete destacou que o 20 de novembro foi escolhido como Dia da Consciência Negra por coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares. “Ainda temos a população negra como a mais pobre e mais excluída, principalmente as mulheres”, declarou. “O negro não quer e nem deve ganhar nada por piedade, e sim deseja conquistar seu espaço e respeito por mérito”, completou Mestre Pop (PSC). (Foto 4)
Audiência III
Além de Josete, o presidente, Paulo Salamuni (PV), o líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), e Valdemir Soares (PRB) chamaram a atenção para as demais atividades que a cidade terá em comemoração à data. Confira a programação da capital para o Mês da Consciência Negra.
Urbs I
Cristiano Santos (PV) apresentou novo pedido de informações à Urbs quanto às solicitações de doações e ao comércio no interior dos ônibus. Segundo ele, as respostas ao requerimento enviado anteriormente foram insatisfatórias. O parlamentar questiona sobre as linhas com mais reclamações, fiscalização, denúncia e função dos motoristas e cobradores no combate às práticas, “que tanto incomodam a população”. (Foto 5)
Urbs II
“Não é a primeira vez que acontece. Cadê a mudança (na Urbs)?”, completou Rogério Campos (PSC), em referência às respostas da entidade a pedidos de informações e outros requerimentos dos vereadores.
Família Folhas I
O retorno do programa educativo “Lixo Que Não É Lixo” e a campanha da “Família Folhas” foi sugerido ao Executivo pelos vereadores Chicarelli (PSDC), Chico do Uberaba (PMN) e Tico Kuzma (PROS). A campanha lançada em 1989, em Curitiba, tinha como objetivo a conscientização da população sobre a importância da reciclagem do lixo.
Família Folhas II
Segundo a justificativa, é necessário despertar nas crianças o hábito da separação do lixo e sua reciclagem. “Poderemos reacender o espírito ecológico daqueles curitibanos que já conhecem esta tão importante família de nossa cidade e assim, motivá-los a continuar separando o lixo, lembrando-os sempre do compromisso e respeito ao meio ambiente e à nossa cidade”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba