Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 18 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 18/06/2013 14h35, última modificação 16/09/2021 10h38
Créditos
Os dois projetos de lei do Executivo que dispõem sobre a abertura de créditos adicionais passaram, nesta terça-feira (18), pela primeira das três sessões para o recebimento de emendas. Um deles, especial, seria de R$ 3,9 milhões. O outro, suplementar, de R$ 645,2 mil. Ambos são voltados ao pagamento de despesas da gestão anterior, não empenhadas, junto aos pequenos credores.

Circulação
Foi aprovado requerimento de sugestão ao Executivo municipal de iniciativa do vereador Rogério Campos (PSC). A proposta é para a criação de uma campanha que oriente sobre os benefícios à saúde ao se deixar o ar circular nos ônibus.

TUCA I
A segunda vice-presidente do Legislativo, Julieta Reis (DEM), entregou diploma de votos de congratulações e aplausos à Sociedade Espiritualista Cruzeiro das Almas (TUCA). A entidade mantém projeto social em que distribui, nas segundas-feiras à noite, suco e cachorro-quente a carrinheiros e moradores de rua, na confluência das ruas Conselheiro Laurindo e Engenheiro Rebouças. (Foto 1)

TUCA II
Sem fins lucrativos, o TUCA promove outras atividades na área social, como campanhas para a arrecadação de agasalhos, material escolar e em datas comemorativas, a exemplo da Páscoa e Dia das Crianças. Receberam a homenagem a presidente da entidade, Marcia dos Santos da Silva, o diretor, Edinei Cavalheiro, e o membro Maicon Oliveira.

Convite

Rogério Campos (PSC) fez convite para a festa junina do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc). A atividade será realizada neste domingo (23), a partir das 10h.

Apoio I
Por iniciativa de Cristiano Santos (PV), foi aprovada moção de apoio e solidariedade aos professores da rede municipal de Juazeiro do Norte (CE). Segundo o vereador, a prefeitura da cidade teria reduzido o salário destes profissionais, em uma medida que ele classificou como “arbitrária”.

Apoio II
O parlamentar defendeu os professores, segundo ele, uma “categoria de profissionais vital para o desenvolvimento da nação” e discordou da redução salarial, que acredita ser contrária a princípios constitucionais. “Temos visto manifestações por todo o país e uma das reivindicações é a melhoria na educação. Desta forma, espero que esta moção sirva de apoio a todos os nossos professores”, concluiu.

Investimentos I
Também foi aprovado requerimento do vereador Chicarelli (PSDC), que sugere à prefeitura a implantação de um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no Moradias Aquarela, no bairro Cidade Industrial de Curitiba. O parlamentar disse conhecer bem a área e argumentou que a região precisa de mais investimentos na área social, para combater a pobreza, por meio da capacitação profissional e assistência às famílias. (Foto 2)

Investimentos II
“Infelizmente temos visto que o poder público, muitas vezes, deixa os investimentos nas áreas pobres em último lugar da lista”, afirmou. O parlamentar lamentou que, em Curitiba, ainda existam 63 mil pessoas em estado de miséria e defendeu maior aplicação de recursos públicos nos bairros da periferia.

Investimentos III
A proposta foi apoiada pelos vereadores Dirceu Moreira (PSL), Chico do Uberaba (PMN) e Mestre Pop (PSC). Em relação ao CRAS, Jonny Stica (PT) sugeriu que Chicarelli indique ao município terrenos que possam receber o equipamento, visto que o poder público tem encontrado dificuldades em encontrar imóveis.