Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 17 de fevereiro

por Assessoria Comunicação publicado 17/02/2014 14h00, última modificação 22/09/2021 08h25
Pesar I
Jorge Bernardi (PDT) pediu um minuto de silêncio pelo falecimento, na última sexta-feira (14), do arquiteto e urbanista Jorge Wilheim, aos 85 anos, vítima de acidente de carro. O vereador destacou que ele foi o principal responsável pela elaboração do Plano Diretor de Curitiba (1966), além dos projetos urbanísticos de cidades como Natal e Campinas. (Foto 1)

Pesar II
“Wilheim fez com que Curitiba fosse mundialmente conhecida pelo planejamento urbano”, disse. Bernardi destacou que a Câmara Municipal participará do debate junto ao Ippuc, em 2014, sobre o novo Plano Diretor, para os próximos dez anos, e alertou: “A discussão está atrasada”.

Drogas I
Foi aprovado, em primeira votação, projeto de Dirceu Moreira (PSL) para instituir, em 26 de junho, o Dia Municipal de Combate às Drogas (005.00138.2013). Segundo o vereador, a inclusão da data no calendário oficial de eventos da cidade pretende alavancar campanhas preventivas ao uso de drogas, com a participação da sociedade e de secretarias do município.

Drogas II
Valdemir Soares (PRB) destacou intervenção da Fundação de Ação Social (FAS) para combater o uso de drogas no Contorno Sul, na região do viaduto do Caiuá. “O local estava virando uma cracolândia, segundo alerta feito pela imprensa”, disse o vereador, que preside a Frente Parlamentar Contra o Crack e Outras Drogas da Câmara Municipal. (Foto 2)

Salgado Filho
Helio Wirbiski (PPS) voltou a cobrar posicionamento do Executivo municipal quanto às obras na Salgado Filho. “A avenida pode trazer uma catástrofe à cidade. É uma tragédia anunciada, parafraseando o vereador Chico do Uberaba. A obra ficou parada por mais de cinco meses e agora a região tem um acidente por dia”, disse. (Foto 3)

Academias I
Mauro Ignacio (PSB) destacou a inauguração de academia ao ar livre no bairro São Braz, nos próximos dias, mote de requerimento de seu gabinete ao Executivo municipal. O vereador também pediu agilidade à Mesa Diretora quanto ao andamento de representação apresentada por ele junto ao Conselho de Ética. (Foto 4)

Academias II
Cristiano Santos (PV) registrou a participação em inauguração, no fim de semana, com Pier Petruzziello (PTB), de academia ao ar livre no Cajuru. “Quem ganha são os moradores da região, em qualidade de vida”, afirmou. (Foto 5)

Educação I
A Professora Josete (PT) parabenizou a Prefeitura de Curitiba e a secretária municipal da Educação, Roberlayne Roballo, pelos avanços na área. Ela destacou a abrangência da Semana de Estudos Pedagógicos (SEP), realizada no início do mês, que reuniu professores, educadores e demais funcionários das escolas do município e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Educação II
“O conselho escolar deve se preocupar com o administrativo, mas sobretudo com a questão pedagógica”, disse. A Professora Josete também citou como avanços a implantação de novos CMEIs, gibitecas, bibliotecas, cadastramento de 34 CMEIs no ProInfância PAC2 e a formação continuada dos profissionais da educação.

Campanha
A Professora Josete (PT) destacou o lançamento, pela Fundação de Ação Social (FAS), de campanha contra o trabalho infantil. Material distribuído ontem, durante a apresentação do Bloco Garibaldis e Sacis, traz como mote a frase “Bloco criança protegida, alegria garantida” e alerta que a denúncia de exploração infantil pode ser realizada pelos telefones 156 e 100. “É um recurso público em publicidade, mas tem caráter educativo”, afirmou. A vereadora completou que a Prefeitura de Curitiba tem até 18 de junho para solicitar a adesão a um canal digital voltado à promoção da cidadania, pelo qual poderá veicular campanhas educativas, dentre outros itens, e contar com a participação do Legislativo. (Foto 6)