Notas de Plenário I - Sessão ordinária de 16 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 16/06/2014 11h50, última modificação 24/09/2021 10h12

Direitos humanos I
A vereadora Professora Josete (PT) usou a tribuna, no pequeno expediente, para destacar o lançamento, hoje, ao meio-dia, na Boca Maldita, região central de Curitiba, da campanha “Linha de Frente: Defensores de Direitos Humanos”. Iniciativa das organizações não-governamentais Terra de Direitos, Justiça Global e Front Line Defenderes, o evento terá exibição de vídeos e apresentações artísticas.

Direitos humanos II
Segundo a página da campanha no Facebook (link aqui), a campanha enfatiza onze casos de defensores e defensoras de direitos humanos no Brasil, com Chico Mendes e a Irmã Dorothy Sang, recuperando a luta política associada às  vidas deles e de suas comunidades. “São retratos de pessoas perseguidas por defenderem um mundo mais justo”, comentou Josete. (Foto 1)

Profissionais do sexo
Em seu comentário na tribuna, Professora Josete (PT) adiantou o posicionamento da Marcha Mundial das Mulheres contra o projeto de lei que tramita no Congresso Nacional com o objetivo de regulamentar a atividade das profissionais do sexo. ”A proposição não melhora a vida das mulheres em situação de prostituição e legaliza os cafetões. Nós somos contra, pois entendemos que o corpo das mulheres não é mercadoria”, disse a vereadora.  

Rua Pedro Gusso
O vereador Tico Kuzma (PROS) agradeceu ao Executivo pelo início da revitalização da Rua Pedro Gusso, via que passa pelos bairros Novo Mundo, Capão Raso e CIC. “Quero agradecer ao prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, pela iniciativa. Eu e outros vereadores fizemos vários requerimentos solicitando a obra”, afirmou Kuzma, citando como exemplos Dirceu Moreira (PSL), Tito Zeglin (PDT), Cristiano Santos (PV), Dona Lourdes (PSB), Professora Josete (PT), Paulo Rink (PPS) e Beto Moraes (PSDB). (Foto 2)

Secretaria de Informação e Tecnologia I
Começou na sessão desta segunda-feira (16), o prazo de três sessões consecutivas para a apresentação de emendas ao crédito adicional especial, no montante de R$ 8,9 milhões, à Secretaria de Informação e Tecnologia (SIT). A mensagem do prefeito remaneja recursos das secretarias municipais do Governo e de Administração (013.00002.2014).

Secretaria de Informação e Tecnologia II
A SIT foi criada pela lei municipal nº 14.422/14, que reestruturou as secretarias municipais. Segundo a justificativa do projeto, a criação de dotação orçamentária à pasta pretende “atender a necessidade de planejar e restabelecer a governança da política de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Curitiba através de órgão próprio da administração”.

Ambulantes
O plenário aprovou a redação final ao projeto de Julieta Reis (DEM), que modifica a lei municipal 6.407/93, que regula o comércio ambulante em Curitiba. O texto prevê, ao comerciante com mais de 60 anos ou doente, um ajudante com o qual não tenha parentesco (005.00353.2013). A proposição recebeu duas emendas.

Falecimento
O vereador Chico do Uberaba (PMN) registrou o falecimento do desembargador Ivan Campos Bortoleto, na última quinta-feira (12). Ele foi promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná em 2001. Já em 2008, assumiu a 2ª vice-presidência do TJ-PR, aposentando-se em 2013.

Registro
Chico do Uberaba também registrou a presença, em plenário, de Alexandre Domingues, Elaine Culpi e Samir Fouani.

Tribuna livre
Tico Kuzma (PROS) registrou a presença de Wanclei Said, diretor administrativo do “Supermercado Condor”, e Luciana Gavloski, assessora de imprensa da empresa. Na próxima quarta-feira (18), a partir das 9h, o empresário Pedro Joanir Zonta participará da Tribuna Livre na Câmara Municipal. Ele falará aos vereadores das ações de responsabilidade social que desenvolve em Curitiba e registrar o aniversário de 40 anos da rede de supermercados “Condor”.

Copa do Mundo I
No espaço destinado às lideranças, Jorge Bernardi (PDT) ressaltou o jogo que ocorre em Curitiba, nesta segunda-feira, entre as seleções do Irã e da Nigéria. O vereador afirmou que o Brasil está demonstrando ter capacidade em receber grandes eventos como a Copa do Mundo.

Copa do Mundo II

Bernardi reforçou que a partir de agora, a população deverá “exigir serviços públicos "padrão Fifa"”. No entanto, apresentou desagravo à presidente Dilma Roussef, pelas ofensas sofridas por ela durante a abertura do Mundial. (Foto 3)