Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 14 de maio

por Assessoria Comunicação publicado 14/05/2014 15h10, última modificação 24/09/2021 07h38

Animais em Risco
Foi lido em plenário o requerimento de pedido de informações formulado pelo vereador Professor Galdino (PSDB) sobre a realização do Centro de Referência em Atendimento a Animais em Risco (CRAAR). Segundo Galdino, “o centro terá por finalidade a fiscalização das políticas de atenção aos animais não humanos em Curitiba”.

Sugestões I
Quatro sugestões do vereador Mauro Ignacio (PSB) serão encaminhadas ao Executivo. Ele quer a implantação de linha de ônibus integrada ao sistema de transporte coletivo, com passagem pelo terminal Campo Comprido e pela rua Eduardo Sprada, além de estudos para implantação de ciclovias nas principais vias públicas dos bairros Abranches e Taboão.

Sugestões II
Ele também sugere estudos para implantação de linha de ônibus integrada ao sistema de transporte coletivo, com passagem pelo terminal Campo Comprido para atender os usuários da UPA 24h, localizada no bairro Campo Comprido, e estudos para melhoria de iluminação junto a todos os dispositivos de travessias elevadas para pedestres do município.

LDO
Foram aprovadas as sugestões da vereadora Carla Pimentel (PSC) para incluir três recapeamentos asfálticos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2015. Uma é na rua Dr. Percival Loyola, no Bairro Portão, outra na João Augusto Martins, no bairro CIC, e Paraíba, a última no bairro Vila Guaíra, em todas as suas extensões.

LOA
Foram aprovadas também as solicitações de Carla Pimentel para inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA 2015) de alguns serviços de recapeamento asfáltico. Os pedidos dizem respeito às ruas João Kania, no bairro Santa Cândida; Theodoro Schneider, no bairro Portão; rua Fioravante Slaviero, no bairro Novo Mundo e na rua Canal Belém, em frente a Escola Municipal Donatilla Caron dos Anjos, no bairro Uberaba. A vereadora também solicitou a inclusão, na LOA 2015, da construção do Restaurante Popular do Boqueirão, no bairro de mesmo nome.

Futebol amador I
Os 69 anos de fundação do Combate Barreirinha Futebol Clube foram comemorados na sessão desta quarta-feira (14). A iniciativa foi de Jairo Marcelino (PSD), que homenageou o presidente do clube, Claudio Loyola. Segundo o vereador, o Combate foi fundado em 08/05/1945 e tem esse nome por ter sido fundado por ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial. (Foto 1)

Futebol amador II
Jairo Marcelino recordou que o clube, “um dos mais importantes e consagrados do futebol amador paranaense”, já foi hexacampeão da Taça Paraná. A entrega do voto de congratulação e aplauso foi prestigiada por Hélio Cury, presidente da Federação Paranaense de Futebol.

Ciclopatrulha
Mauro Ignacio (PSB) registrou o início do projeto-piloto de ciclopatrulha da Guarda Municipal na região de Santa Felicidade. De acordo com o vereador, as oito bicicletas que farão o trabalho foram adquiridas por meio de uma emenda ao orçamento que ele apresentou. “Sabemos dos problemas que a segurança pública enfrenta, então esta é uma iniciativa positiva e fico feliz que Santa Felicidade receba as primeiras ciclopatrulhas”, afirmou.

Adiamento I
Professora Josete (PT) pediu o adiamento, por três sessões, da votação de seu projeto de lei que determina aos estacionamentos de veículos a instalação de equipamentos que garantam a segurança das pessoas que transitam pelas calçadas em frente aos estacionamentos. A matéria havia sido aprovada em primeiro turno na sessão de ontem (13).

Adiamento II
Segundo Josete, será realizada uma reunião com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) para debater sobre questões técnicas previstas no projeto e relacionadas à pasta. “É possível que tenhamos de fazer alguns ajustes”, adiantou a parlamentar.

Vagas
Foi confirmada a aprovação da proposta de lei do Executivo que prevê a criação de 2.582 vagas para o quadro de pessoal da administração direta, autarquias e fundações públicas municipais. A matéria contempla 20 carreiras, dentre elas, 410 para profissional de magistério, 543 para educador e 874 para guarda municipal (005.00086.2014).

Cartão Transporte
Requerimento de Sabino Picolo (DEM) à Prefeitura de Curitiba, aprovado hoje, sugere alteração no decreto municipal que regulamenta o encaminhamento da pessoa com deficiência e de patologia crônica à emissão do cartão transporte. O vereador propõe que o documento seja válido por três anos, dois anos a mais que o previsto pela norma vigente. (Foto 2)

Exploração Sexual I
Carla Pimentel (PSC) e Helio Wirbiski (PPS) destacaram, no pequeno expediente, as atividades alusivas à Semana Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Temos muito o que avançar”, disse a vereadora, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública. Ela falou do sequestro de mais de 200 jovens, na Nigéria: “São garotas sem nome. Nunca usei esta tribuna para falar da minha vida como missionária, mas conheço bem a realidade nigeriana”. (Foto 3)

Exploração Sexual II
Wirbiski falou sobre a necessidade de se fortalecer a rede municipal de proteção e vigilância, em especial durante a Copa do Mundo. “Outros países-sede notificaram abusos. Muita gente vem de fora explorar o sexo, durante o mundial, e isso será tema do 9º Seminário Municipal de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovido pela FAS”, declarou. (Foto 4)

Legado da Copa I
O líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), registrou a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, na cerimônia de lançamento em Curitiba, ontem, dos selos postais da Copa do Mundo. Segundo o parlamentar, no evento foi destacado o legado do mundial, cujo debate deve ser retomado em agosto.

Legado da Copa II

“As obras e serviços voltados para a realização da Copa na cidade geraram 20 mil empregos”, disse. “Queremos Curitiba como exemplo de organização e legado do mundial.”

Igreja Batista
Carla Pimentel (PSC) registrou o culto alusivo ao 100º aniversário da Igreja Batista em Curitiba, ontem. Ela destacou a presença de diversas autoridades, além de vereadores (como o prefeito Gustavo Fruet e o governador Beto Richa). Também alertou à dificuldade para a liberação da documentação necessária à realização do evento: “É preciso respeitar a comunidade evangélica”.