Notas de Plenário I - Sessão ordinária de 14 de maio

por Assessoria Comunicação publicado 14/05/2013 14h00, última modificação 15/09/2021 12h02
Dupla função I
O vereador Valdemir Soares (PRB) voltou a cobrar o imediato cumprimento da lei municipal 14.150/2012, que proíbe a dupla função dos motoristas de ônibus, obrigados a dirigir o veículo e cobrar as passagens.

Dupla função II

De acordo com o parlamentar, o fato de a lei estar sendo questionada junto ao Tribunal de Justiça do Paraná não impede que ela seja obedecida. “Essa situação é um absurdo e, enquanto não houver uma posição oficial, vamos continuar cobrando o  cumprimento dessa norma, em respeito aos trabalhadores”, disse.

Parecer I
Membro da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, Valdemir Soares acrescentou que muitos projetos de lei já foram acatados por este colegiado, e demais comissões permanentes, e estariam em condições de serem debatidos e votados em plenário. Ele fez um apelo à presidência da Câmara Municipal, para que estes “projetos relevantes sejam, o quanto antes, incluídos na ordem do dia”.

Parecer II
Tico Kuzma (PSB) se somou à manifestação e pediu celeridade à Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Esporte na avaliação de sua iniciativa, que visa proibir a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em estádios de futebol da capital. A proibição valeria durante a realização de eventos esportivos, incluindo os jogos da Copa do Mundo de 2014. “O prazo para o relator dar o seu parecer já está esgotado”, disse.

Cidadão I
Os vereadores aprovaram a proposição que concede o título de cidadão honorário ao empresário José Eldir Ost. Conforme o autor da proposta, Beto Moraes (PSDB), o homenageado é sócio fundador do Centro Europeu – Profissões e Idiomas. “É um grande empresário da área de ensino, que, nestes 22 anos de atuação, já capacitou milhares de pessoas”, justificou. Ainda de acordo com Beto Moraes, o homenageado é, reconhecidamente, um amigo das causas sociais. (com foto)

Cidadão II
Os vereadores Valdemir Soares, Tico Kuzma (PSB), Aldemir Manfron (PP), Tito Zeglin (PDT), Julieta Reis (DEM), Cristiano Santos (PV), Helio Wirbiski (PPS) e Jairo Marcelino (PSD) parabenizaram o autor do projeto pela iniciativa e exaltaram a qualidade da formação dos profissionais formados pelo Centro Europeu nas áreas de idiomas, gastronomia e turismo, entre outras.    

Logradouro
Também foi acatado pelo plenário o projeto de lei que denomina de Lauro Rego Barros um dos logradouros de Curitiba. A iniciativa é da vereadora Julieta Reis (DEM).

CMEIs
O plenário acatou sugestão da Comissão de Educação, Cultura e Turismo para que os bombeiros realizem vistorias nos novos projetos de construção de centros municipais de educação infantil (CMEIs). Também foi aprovado outro requerimento do colegiado, que solicita que as secretarias municipais de Educação e Saúde priorizem a vacinação contra a gripe de professores, funcionários e alunos da rede municipal de ensino.

Congratulações
Aprovado requerimento de votos de congratulações e louvor à Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração, no Pinheirinho, pelo título de Santuário, conforme decreto do arcebispo metropolitano, Dom Moacyr José Vitti. A proposição é do líder do prefeito, Pedro Paulo (PT).