Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 13 de agosto

por Assessoria Comunicação publicado 13/08/2013 14h55, última modificação 17/09/2021 09h53
Acessibilidade
Os vereadores confirmaram, em nova votação unânime, a criação da Comissão de Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Plano Diretor, por meio de projeto de resolução que altera o Regimento Interno da Casa (011.00002.2013). O décimo colegiado permanente da Câmara de Curitiba terá cinco membros, indicados conforme a proporcionalidade partidária.

Diabetes I
O plenário aprovou, em primeira votação, projeto de lei que institui o Novembro Azul, dedicado a ações preventivas ao diabetes (005.00038.2013). Autor da proposição, Felipe Braga Côrtes (PSDB) destacou que é comemorado, em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes. A ideia da iniciativa é ampliar as ações na capital, por meio das secretarias municipais da Saúde e da Educação, contra o diabetes tipo 2, que pode ser prevenido. (Foto 1)

Diabetes II
“Houve um grande crescimento no número de casos de diabetes tipo 2 em todo o mundo. Em 1985, era estimado haver 30 milhões de pessoas com o problema. Atualmente o número já supera os 250 milhões e, se não for feita a prevenção, em 2025 alcançará os 380 milhões”, disse Braga Côrtes. A votação final do projeto ocorre na sessão desta quarta-feira (14).

Gastronomia
O projeto de lei (005.00163.2013) que oficializa o Alto Juvevê Gastronomia, com a inclusão do evento trimestral no calendário de eventos do município, retorna à pauta na próxima semana. O adiamento por duas sessões foi solicitado pelo autor da matéria, Bruno Pessuti (PSC), devido à viagem sua e de outros parlamentares à 5ª Conferência Estadual das Cidades, em Foz do Iguaçu nesta semana.

Imprensa I
O presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV), destacou que não há restrição à cobertura de qualquer veículo de comunicação na Casa. Ele disse que serão tomadas providências jurídicas e junto ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) contra o jornalista Fernando Tupan, que mantém um blog de política e, ao mesmo tempo, é assessor de um parlamentar do Legislativo municipal. (Foto 2)

Imprensa II
“Uma coisa é criticar, outra é faltar com a verdade”, declarou Salamuni. Ele lamentou a postura do profissional por nota publicada em seu blog, nesta terça-feira (13), em que acusa o presidente de limitar o tempo de filmagem em plenário de emissoras que criticam membros do Legislativo municipal.

Educação I
Foi aprovado requerimento para que a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo, seja recebida na sessão de 20 de agosto. Ela deve apresentar os projetos da pasta especial. Na defesa da proposição, o terceiro-secretário, Zé Maria (PPS), pediu o apoio dos vereadores para a assinatura de moção de repúdio ao Senado Federal contra a inclusão dos alunos portadores de deficiência na rede regular de ensino. A proposta ao Plano Nacional de Educação (PNE), do senador José Pimentel (PT-CE), enquadra a educação especial como uma modalidade complementar de escolarização. (Foto 3)

Educação II
“Quem puder ser incluso deve ser incluso, mas há crianças e jovens com deficiência que não têm essa possibilidade”, defendeu Zé Maria. “Vocês não imaginam o que é ter um filho com deficiência. Fecham-se escolas e se constroem estádios”, lamentou. Segundo ele, o Paraná atende cerca de 43 mil pessoas com deficiência em 412 escolas especiais. Diversos vereadores manifestaram apoio à moção de repúdio.

Manifestações
O presidente da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos Paraná (Arfoc-PR), Valquir Aureliano, fez convite à mostra Curitiba Protesta. A exposição, que vai reunir imagens das manifestações realizadas em junho na capital, será aberta dia 15 de agosto, no Memorial de Curitiba, às 19h30, e segue até 3 de novembro. (Foto 4)

Obras
Tico Kuzma (PSB) parabenizou o secretário municipal de Obras, Sérgio Luiz Antoniasse, pelo início, na semana passada, das intervenções no Binário São Pedro, no Xaxim, mote de sugestão sua ao Executivo no ano passado. O parlamentar disse que as ruas Ipiranga e Omar Raymundo Pichet vão ganhar uma terceira via. “As obras vão facilitar muito o trânsito na região”, afirmou.

Metrô
Ainda no horário da sessão destinado ao pequeno expediente, Kuzma apontou “preocupação” com as mudanças no projeto do Metrô Curitibano, devido à ampliação do prazo para a apresentação de propostas. A prefeitura alterou a data de 12 para 26 de agosto. Segundo o Executivo, a prorrogação já era prevista pelo edital de lançamento do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) e foi solicitada pelas empresas interessadas em participar do processo.