Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 12 de novembro

por Assessoria Comunicação publicado 12/11/2013 12h00, última modificação 21/09/2021 08h23

Corrente Cultural
Pedido de informações de Chicarelli (PSDC), deferido hoje, questiona o município sobre as empresas que organizaram a Corrente Cultural, como a função de cada uma, critério de contratação, custos e descritivos. Ele também indaga o orçamento total do evento, contrapartida da prefeitura e valor de patrocínio. Dentre outros pedidos de informações, Chicarelli também pede a relação dos cem maiores salários recebidos por servidores da Câmara de Curitiba e a lista dos cem maiores devedores de Imposto Sobre Serviços (ISS).

Praça
Terreno localizado no Capão Raso é mote de pedido de informações e de sugestão ao Executivo apresentados por Carla Pimentel (PSC). A parlamentar questiona se há projetos para o logradouro sem uso, localizado na esquina das ruas João Marquesi e João Mazzarotto, e propõe a construção de uma praça no local.

Campanha
O líder do PTB, Pier Petruzziello, comemorou em plenário o balanço da campanha “Doe Calor”, divulgado nesta segunda-feira (11) pela presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Márcia Oleskovicz Fruet. Em 2013, a ação atendeu mais de 225 mil pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social – entre maio e setembro. Foram mobilizados 1,5 mil postos de coleta. Mais de 305 mil peças de roupas foram doadas.

Abrasel
A Frente Parlamentar em Defesa dos Empregados e Empregadores dos Setores da Alimentação Fora do Lar, Hotelaria e Turismo foi convidada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel/PR), para um encontro onde serão apresentados os projetos da entidade para 2014. O evento será dia 18 de novembro, às 8h, no Restaurante Babilônia do Batel. O registro foi feito pelo presidente da Frente, Felipe Braga Côrtes (PSDB). (Foto 2)

Frascos e Cohab
Cristiano Santos (PV) requer informações à Secretaria Municipal da Saúde sobre a Unidade de Saúde Menonitas, no Boqueirão. Ele disse que fez o pedido devido a relatos da população sobre a falta de frascos, no equipamento público, para a coleta de exames. Já outro pedido de informações, de Santos e Tico Kuzma (PROS), pedem dados sobre a escolha das administradoras de condomínios para os empreendimentos entregues pela Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab).

Segurança I
O plenário confirmou, em segundo turno, a aprovação do projeto de lei para melhorar a segurança em bares, casas noturnas, centros de eventos e estabelecimentos congêneres. De autoria de Helio Wirbiski (PPS), a norma determina a instalação de displays multimídia para a exibição de orientações preventivas a acidentes, como incêndios, em locais com capacidade de público igual ou superior a 300 pessoas.

Segurança II
O texto (005.00056.2013) ainda prevê a instalação de brigada de incêndio em estabelecimentos com capacidade igual ou superior a 600 pessoas. Como Wirbiski apresentou emendas visando a readequação do texto, a matéria volta à pauta da ordem do dia desta quarta-feira (13), com redação final. Se aprovada, segue para sanção ou veto do prefeito Gustavo Fruet.

Câmeras
No pequeno expediente, Chicarelli (PSDC) informou aos pares que recebeu resposta da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) a pedido de informações de sua autoria, sobre a sistema de câmeras de monitoramento no centro de Curitiba. No documento, o Executivo informou que a área central é monitorada por 52 câmeras, das quais 24 estão “fora de operação por problemas de manutenção”. (Foto 1)