Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 12 de Março de 2014

por Assessoria Comunicação publicado 12/03/2014 13h10, última modificação 22/09/2021 10h29

Segurança I
No pequeno expediente da sessão desta quarta-feira (12), Toninho da Farmácia (PP) manifestou preocupação com a segurança das escolas públicas municipais e unidades de saúde. O parlamentar defendeu o aumento do efetivo da Guarda Municipal de Curitiba para cuidar do patrimônio público. Para ele, mais guardas municipais nas ruas representarão não só mais segurança, bem como mais economia aos cofres públicos. (Foto 1)

Segurança II
“A empresa de segurança que cuida das escolas e postos de saúda não atua no combate ao vandalismo. O prejuízo com roubos, arrombamentos é muito grande. A prefeitura já gastou mais de R$ 1 milhão para recuperar danos causados por vândalos”, afirmou o vereador. Mauro Ignácio (PSB) e Rogério Campos (PSC) também manifestaram preocupação com o tema.

Regimento Interno
A sessão de hoje foi a segunda, de três consecutivas, para apresentação de emendas ao projeto de resolução que atribui nova competência à Comissão de Urbanismo e Obras Públicas, por meio de alteração no Regimento Interno (011.00001.2014). O colegiado poderá tratar, também, de matérias relacionadas à tecnologia da informação. A proposição é de Felipe Braga Côrtes (PSDB), com a assinatura de diversos vereadores.

Procuradores

O plenário confirmou a aprovação, em segundo turno, do projeto de lei do Executivo que modifica a Lei Municipal 11.313/04, que cria uma gratificação ao cargo de procurador do município. Segundo a iniciativa (005.00468.2013), a gratificação será incorporada à remuneração do servidor, observado o teto constitucional. (Foto 2)

Convite

A líder do PMDB, Noemia Rocha, comunicou aos parlamentares que foi convidada pela Associação das Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Acampar) para ministrar uma palestra em um encontro em comemoração pelo Dia Internacional da Mulher. O evento – que começa nesta quarta (12) e se estende até sexta-feira (14) – será realizado no auditório Garcez (Rua Luiz Xavier, 103, 7º andar, Centro, Curitiba). (Foto 3)

Rotaract I
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni (PV), suspendeu a sessão por cinco minutos para a participação de representantes do Rotaract, programa do Rotary Internacional. Em nome do clube Curitiba Oeste, André Átila Mendes falou sobre a importância da entidade, que comemora 46 anos de fundação em 2014 e reúne mais de 600 clubes e 150 mil rotaractianos em todo mundo.

Rotaract II
“O Rotaract é desenvolvido por jovens de 18 a 30 anos, entre universitários e empresários. Trabalhamos em projetos ambientais, de educação e desenvolvimento comunitário, e com idosos. Além disso, lutamos pela igualdade de gêneros, que dentro do Rotaract já foi alcançada pelas mulheres. Precisamos da sociedade civil, trabalhando junto com o Poder Público, para transformar a realidade de nossa cidade”, disse o convidado.  (Foto 4)

Agricultura Familiar
Em registro à Casa, Professor Galdino (PSDB) informou que, na terça-feira (11), o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), assinou o termo de cooperação para o Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Segundo o parlamentar, serão investidos R$ 17 milhões na compra de alimentos produzidos por agricultores familiares, que serão repassados a entidades.