Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 11 de novembro
Publicidade
Foi adiada por três sessões a votação do projeto de lei de Tico Kuzma (PROS) que trata da divulgação dos gastos com a publicidade oficial na peça veiculada (005.00031.2013). O autor disse que debaterá eventuais mudanças no texto junto ao Executivo municipal, e a proposição retorna à pauta na próxima segunda-feira (18). (Foto 1)
Barulho
Na sessão ordinária desta segunda-feira (11), foi lido o pedido de informações oficiais ao município de Bruno Pessuti (PSC) sobre a não aplicabilidade da Lei do Silêncio, em áreas do município onde estão instaladas ferrovias. “Curitiba possui extensa malha ferroviária. Por razões de segurança, o trem apita para alertar pedestres e motoristas sobre sua presença. O ruído pode chegar até 140 decibéis. Foram aprovadas leis que visam normatizar o apito, que não estão sendo aplicadas”, reclama o vereador.
FEC
Chicarelli (PSDC) protocolou requerimento sobre o Fundo Especial da Câmara de Curitiba (FEC). No documento, o vereador pede dados sobre todas as movimentações de crédito e débito do fundo e, ainda, o extrato da conta bancária onde está depositado o fundo. “Quais foram os componentes, entre eles, o presidente, que administravam o conselho gestor? Quem era o ordenador de despesas?”, indaga.
Corrente Cultural I
Pier Petruzziello (PTB) registrou a representação da Casa, junto ao líder do prefeito, Pedro Paulo (PT), e de Jonny Stica (PT), na homenagem realizada na Corrente Cultural ao músico Waltel Branco. A atividade ocorreu na manhã do último sábado, nas escadarias da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade, e contou com a presença de diversas autoridades. (Foto 2)
Corrente Cultural II
Pier definiu o músico de 84 anos, 68 de carreira, como o maior compositor do Paraná. Já Valdemir Soares (PRB) destacou o debate sobre o uso de drogas promovido durante a Corrente Cultural, entre apresentações musicais no Palco Ruínas, no sábado. Mediado pelo jornalista Álvaro Borba, o encontro reuniu Tarso Araújo, editor da revista Galileu e autor do livro Almanaque das Drogas, o jornalista e blogueiro Zé Beto e o diretor do Departamento de Política Municipal Sobre Drogas da prefeitura de Curitiba, Diogo Busse.
Nocaute I
Valdemir Soares (PRB) relatou o sucesso do evento “Nocaute às Drogas”, realizado ontem, no Ginásio Rexona, com o apoio da Frente Parlamentar Contra o Crack e Outras Drogas da Câmara de Curitiba. “O evento foi prestigiado por cerca de 10 mil jovens e reuniu esporte, prevenção e conscientização contra as drogas”, disse o vereador, que destacou os depoimentos apresentados pelos atletas. (Foto 3)
Nocaute II
Soares citou o exemplo de superação do boxeador Giovanni Andrade, que manteve o cinturão da categoria super galo. “O atual campeão mundial da categoria veio do sertão da Bahia e foi mendigo em São Paulo. Ele se interessou pelo boxe para poder se defender nas ruas”, relatou o presidente da força-tarefa contra as drogas. Ainda na tribuna da Casa, ele enalteceu o café da manhã entre o prefeito e os vereadores, na última sexta-feira, e sugeriu que a atividade seja realizada periodicamente, para a manutenção do diálogo entre o Executivo e o Legislativo municipais.
Registros
O delegado Rubens Recalcatti, do 1º Distrito Policial, acompanhou trecho da sessão de hoje. A presença foi registrada pelo presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), e ele foi recepcionado em plenário pelo vereador Chico do Uberaba (PMN), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública. (Foto 4)
Comunidade Escola
O início das atividades do Comunidade Escola no bairro Parolin, no último sábado (9), foi prestigiado por Cristiano Santos, líder do Partido Verde na Câmara Municipal. O parlamentar parabenizou o prefeito Gustavo Fruet pela expansão do programa, que vai funcionar na Escola Municipal Nancyr Cecato Cavichio. “É uma nova oportunidade que vai possibilitar a abertura de horizontes para toda aquela comunidade”, disse Cristiano.
Articulação
Toninho da Farmácia (PP) agradeceu o atendimento recebido pelo ex-vereador e assessor especial da coordenação política da prefeitura, Celso Torquato.
Imigração
Aldemir Manfron (PP) destacou a realização da sessão solene na Câmara de Curitiba, às 20h desta quarta-feira (13), em homenagem aos 135 anos da imigração italiana em Santa Felicidade. A proposição é dele e dos vereadores Colpani e Mauro Ignacio, ambos do PSB.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba