Notas de Plenário I - Sessão Ordinária de 11 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 11/06/2014 13h30, última modificação 24/09/2021 10h09

Informações oficiais I
O plenário da Câmara de Curitiba aprovou, na sessão desta quarta-feira (11), pedido de informações oficiais de Tico Kuzma (PROS). O vereador questiona sobre a existência de projeto e também sobre a previsão de obras, visando a contenção de enchentes e alagamentos no Conjunto Habitacional Olaria, no bairro do Campina do Siqueira, entre as ruas Tito Calderari e Emilio de Almeida Torres.

Informações oficiais II
Tico Kuzma também quer informações sobre a doação de um imóvel da prefeitura, onde funciona o Colégio Estadual Professor João Mazarotto, à Fundação Educacional do Estado do Paraná - FUNDEPAR, conforme dispõe a Lei Municipal nº 5632 de 1977.

13º salário
O vereador Chicarelli (PSDC) também solicita informações ao município sobre o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário, pago aos servidores públicos municipais neste mês.

Parque linear
A construção de dois parques lineares, um na Rodovia do Xisto e outro no Caximba, foram sugeridos ao Executivo pelo vereador Toninho da Farmácia (PP). O equipamento, conforme sugestão, deve conter playground, canchas poliesportivas, pista de caminhada, arborização e paisagismo.

Construções
Helio Wirbiski (PPS) sugeriu ao Executivo que a Secretaria de Urbanismo elabore estudos quanto à implantação de um sistema mais rápido e efetivo quanto à análise e aprovação de projetos na construção civil.

Rio Barigui
Parcerias público-privadas, para a limpeza e o desassoreamento do rio Barigui, foram sugeridas por Colpani (PSB). De acordo com a justificativa do vereador, o fluxo normal do rio Barigui é obstruído por móveis, objetos e muita vegetação, onde o lixo se acumula, causando enchentes.

Gripe
O vereador Chico do Uberaba (PMN) encaminhou sugestão ao Executivo para que o excedente de vacinas contra a Gripe H1N1, sejam disponibilizadas aos professores e funcionários de Escolas Municipais e CMEIS.

Campanha I
Professora Josete (PT) registrou o lançamento da campanha “Quem Ama Abraça – Fazendo Escola”, realizado na manhã desta quarta-feira (11), no Salão de Atos do Parque Barigui. Idealizada pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), a ação é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, da Presidência da República.

Campanha II
O objetivo da campanha é discutir o tema da violência doméstica nas escolas da rede municipal de ensino. Em Curitiba, a ação será articulada pelas secretarias municipais de Educação e Extraordinária da Mulher. Nove escolas municipais serão contempladas inicialmente.

Bueiros
Foi aprovado, em segundo turno, o projeto 005.00290.2013 de iniciativa do primeiro vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT), que prevê a substituição gradual das tampas de bueiro feitas de ferro, devido aos furtos. A proposta é utilizar outros materiais, como cimento e plástico. A matéria seguirá à sanção ou veto do prefeito Gustavo Fruet.

Ambulantes
O plenário acatou, em segundo turno, o projeto da segunda vice-presidente, Julieta Reis (DEM), para modificar a lei municipal que regula o comércio ambulante (nº 6.407/1983). O texto prevê, ao comerciante com mais de 60 anos ou doente, um ajudante com o qual não tenha parentesco (005.00353.2013). A proposição recebeu duas emendas e passará, na próxima segunda-feira (16), pela análise da redação final.

Provadores
Foi adiado para a sessão de segunda-feira (16), o segundo turno do projeto de lei que determina a adaptação dos provadores, nas lojas de departamento, para a pessoa com deficiência e/ou dificuldade de locomoção (005.00324.2013). A proposta é do vereador Paulo Rink (PPS).

Homenagem I
Colpani (PSB) enalteceu a história de vida do imigrante italiano Giacomo Alberti, que deverá denominar logradouro público da capital. Falecido em janeiro deste ano, por problemas renais, ele chegou à cidade em 1958 e foi trabalhar em uma fábrica de calçados. No final da década de 1960, abriu uma sapataria no bairro Vila Izabel, onde ao longo de 50 anos treinou muitos jovens aprendizes. (Foto 1)

Homenagem II
“Tive o prazer de conhecer Giacomo. Foi um homem humilde, que com o trabalho honesto sustentou a família”, disse Colpani. “A riqueza da cidade é a somatória dos mais diversos ofícios”, completou o presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni (PV). Também participaram do debate da proposição (009.00009.2014), aprovada em segundo turno, os vereadores Aldemir Manfron (PP) e Mauro Ignacio (PSB).